Itaporanga.net
Página Inicial | Notícias | Colunistas | Mural | Links | Bate-Papo | Galeria de Fotos | Contato
Participe de nossa comunidade no Orkut. Siga-nos no Twitter.


Odontomedic

Canais

Mural

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Siga-nos

Siga-nos no Twitter


HomeColunistas • CAOS NO CLIMA: FANTASTICO - REDE GLOBO


 

CAOS NO CLIMA: FANTASTICO - REDE GLOBO

Print article Send this article to a friend. 
O anúncio foi feito por cientistas que trabalham no Ártico, extremo norte do planeta, em uma estação que mede a concentração dos gases do efeito estufa. O acúmulo desses gases bateu recorde, mais uma vez: é o maior dos últimos 650 mil anos.
No ano passado, a concentração de gás carbônico - o principal responsável pelo aquecimento da Terra - era de 388 partes por milhão (ppm). Este ano, chegou a 390 ppm. A diferença parece pequena, mas não é.

FANTÁSTICO REDE GLOBO: 25.02.2007:

CAOS NO CLIMA:

25.02.2007
Caos no clima
O anúncio foi feito por cientistas que trabalham no Ártico, extremo norte do planeta, em uma estação que mede a concentração dos gases do efeito estufa. O acúmulo desses gases bateu recorde, mais uma vez: é o maior dos últimos 650 mil anos.
No ano passado, a concentração de gás carbônico - o principal responsável pelo aquecimento da Terra - era de 388 partes por milhão (ppm). Este ano, chegou a 390 ppm. A diferença parece pequena, mas não é.
Até alguns anos atrás, os cientistas falavam de um aumento de uma parte por milhão a cada ano - metade do que acaba de ser registrado. Ou seja, os gases do efeito estufa não só continuam se acumulando, como estão aumentando em uma velocidade duas vezes maior do que a imaginada.
O que fazer? Pois é exatamente para encontrar soluções que estão trabalhando agora os cientistas do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), aquele grupo intergovernamental que, no mês passado, estarreceu o mundo ao garantir que o planeta vai ficar cerca de 3ºC mais quente antes do final do século. E, pior, disse que a culpa era nossa.
Bem, se somos nós os culpados, será que não dá para dar um jeitinho? Foi o que todo o mundo passou a se perguntar. O próximo relatório do IPCC promete responder.
“Acho que o relatório do grupo 3, que será oficialmente lançado em maio, trará notícias boas, terá um tom otimista. O relatório deve colocar medidas estimulando ou mostrando o enorme potencial de conservação de energia que existe no mundo hoje. Nas edificações, por exemplo, já se sabe que você poderia ter uma residência hoje consumindo menos da metade da energia que ela consome, usando sistemas mais sofisticados de iluminação, sistemas melhores de ventilação. O setor de transportes também tem um potencial enorme. É possível hoje com a tecnologia que já existe ter carros muito mais eficientes do que aqueles que temos nas ruas. E principalmente também o uso dos biocombustíveis para substituir os combustíveis fósseis que movem o setor de transportes", prevê o pesquisador da Coppe/UFRJ e um dos representantes do Brasil no IPCC Roberto Schaeffer.
O relatório não deve falar só de como diminuir as emissões de CO2. Vai apontar também medidas para neutralizar os efeitos do CO2 que estamos emitindo. Uma delas é o plantio de árvores. As árvores seqüestram o carbono, impedindo que uma parte considerável do gás vá engrossar o efeito estufa. O problema é: quantas árvores teríamos que plantar para salvar o planeta?
O mundo lança cerca de nove bilhões de toneladas de carbono na atmosfera todo ano. Para neutralizar essas emissões, teríamos que plantar 900 mil quilômetros quadrados de florestas. Ou o equivalente a 10% do território brasileiro.
Será que dá? A cada cinco anos, o mundo teria que plantar uma Amazônia para neutralizar as emissões de CO2 do planeta ou um Brasil inteiro de árvores, sem gente e sem cidades, e com uma Amazônia nova a cada década .
“Faltariam Brasis para plantar tanta árvore para neutralizar toda emissão de CO2 do mundo. Temos que pensar em várias estratégias simultâneas”, alerta Roberto Schaeffer.
O relatório de maio deve jogar por terra o principal argumento dos países que insistem em não controlar suas fontes poluidoras: as economias podem, sim, continuar crescendo, gerando empregos, mesmo com a redução das atuais emissões de CO2.
"Uma série de fenômenos ambientais que a gente verifica hoje, o não lidar com a questão ambiental é que é um freio às economias. A questão ambiental cada vez mais se mostra uma ajuda e não um freio à economia global", defende o pesquisador Roberto Schaeffer.

UMA REFLEXÃO CRITICA:
“ARVORE ARTIFICIAL”


Segundo o Fantástico da Rede Globo, no dia: 16/10/2005, que reportou uma matéria, que intitulou “Arvore Artificial”, do Alemão e radicalizado Norte-Americano, o Geofísico Klaus Lackner...Que teve a “Idéia”...De lançar para o Mundo Cientifico, a inversão da “Arvore Artificial”... Uma espécie de um grande catalisador, que teria a função de absorver uma substancial parte das emissões dos gases poluentes jogados na atmosfera terrestre, pelas Indústrias, Fabricas, Automóveis, queima de combustíveis em geral, entre outros... Emissões estas causadoras do Efeito Estufa e/ou do Aquecimento Global... Que, predatoriamente, vem ocasionando as “Mudanças Climáticas...” E por via de conseqüências, vem aumentando as incidências e intensidades dos “Furações”, no Golfo do México, nos últimos tempos...Exemplos: Furacão Katrina e o Furacão Rita...Afora as “Secas” em muitos ecossistemas da biosfera terrestre...

Um exemplo mais recente (recentíssimo) aqui e agora... Que aconteceu no final de 2005, a maior seca, que se tem conhecimento na Amazônia... Como também, Sunamis (maremotos), como ocorreu no final de 2004, no sul da Ásia, tendo seu epicentro na Indonésia, aonde morreu milhares de pessoas e aumentou ainda mais a pobreza neste mencionado país sul asiático... E terremotos, como este, que ocorreu agora (inicio de Outubro/2005), no Sul da Ásia... Tendo como Epicentro a Caxemira... Região esta, já conflituosa entre a Índia e o Paquistão, aumentando pelo visto, a sua pobreza e seus problemas socioambientais...

Agora, entretanto, os críticos e próprio autor desta Idéia (invenção), o Geofísico, Klaus Lackner, acham este mirabolante “Projeto da Arvore Artificial”, disse ser muito oneroso, para a “Economia Mundial”... Pois, se precisará de no mínimo de 250.000(duzentos e cinqüenta) mil arvores artificiais, a custo altíssimo, cada arvore dessa... E pior, com consumo de energia elétrica exorbitante... Só para atenuar esta referida problemática socioambiental... Provocado pelo Efeito Estufa...Diminuindo, neste caso, o Aquecimento Global...E mesmo assim, esta referida invenção das arvores artificiais, só poderá entrar em funcional daqui a 10 anos... Ou seja, no ano de 2015...

Apesar desta invenção da arvore artificial, ser inédita e fabulosa...Ao meu vê, para se atenuar (diminuir) as emissões dos gases jogados na atmosfera, basta somente, que as grandes potencias(leias-se G7), pois, EUA, estar de fora, cumpram na integra o Tratado de Kioto...Aonde, os paises considerados “Ricos”, financiem os paises considerados “Pobres”, nos projetos de “Créditos de Carbonos”...Ou Então, eles(os paises do G8), determinem que as industrias, fabricas, etc...Principalmente, a “Industria Automobilística”, à colocarem catalisadores(espécie de filtro) nas suas descargas de gases poluentes jogadas na atmosfera...Provavelmente, alguém, irá perguntar, como assim? No caso, como por exemplo, da Industria Automobilística, que coloquem em cada carro fabricado, na sua “Válvula de Escape”... Um catalisador, ou seja, uma espécie de filtro...Só assim , impedirá do dióxido de carbono(gás carbono) emitido pelos carros... Cheque em menor quantidade na atmosfera...E que cada unidade de industria espalhada pelo mundo inteiro, coloque em seu chaminé, uma espécie de catalisador...Impedindo desta forma, em parte, que os gases emitidos dessas inúmeras industrias, seguem a atmosfera terrestre...Desta forma, diminuindo o aquecimento global...


DO ESCRITOR DO LIVRO: ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
João Pessoa(PPB), 16/10/2005

Acesse www.google.com.br, “Pedro Severino de Sousa”
:

Tempo & Clima

Ao Vivo

Rádio Boa Nova - Itaporanga
Rádio Boa Nova
Rádio Cidade de Piancó
Rádio Cidade de Piancó FM
Rádio Correio do Vale Itaporanga
Rádio Correio AM de Itaporanga
Rádio Nativa FM
Rádio Nativa FM de Piancó
Rádio Portal do Vale

Mais Visitados

Links Recentes

Compare Produtos, Lojas e Preços

 
 
 
 

Itaporanga.net
1999-2009 Itaporanga.net
Todos os direitos reservados.
Contato: itaporanga@itaporanga.net