Mural -messages : Itaporanga.net
Itaporanga.net Nos adicione no Orkut Nos curta no Facebook Nos siga no Twitter
Página Inicial | Notícias | Colunistas | Mural | Links | Bate-Papo | Galeria de Fotos | Contato


Clique aqui e deixe sua mensagem


>> Sign guestbook <<  
The guestbook has 7037 messages


(1) 2 3 4 ... 352 »

7037

Individualidade, Diferente de Personalidade
Por Reynollds  em 05/04/2014
Enviar e-mail para %s

Individualidade, diferente de personalidade
(Reynollds Augusto)

Amigo leitor, se você pensar bem, na realidade, eu e você "somos um espírito", que possuímos um corpo. O contrário não é verdadeiro, quem pensa diferente se dá mal, pois vai à cata de ilusões. A maioria pensa que é um corpo que tem um espírito. Nunca diga: “o meu espírito”. Você é o espírito, usando temporariamente um corpo. E isso já faz milênios.

É claro que não nos lembramos. Isso é importante para que recomecemos, sem grandes traumas. Pois, “é necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus”. O Reino de Deus não é um local. É um estado interior.

Geralmente quando você “morre”, terá ciência da sua real condição. Ora, nem nos lembramos dos fatos dessa vida! O que você fez no dia 05 de abril de 2013? Não lembra “NE”? – Não vale se foi o dia do seu aniversário ou experimentou algum quadro emocional.
Não lembramos nem dessa vida imagine de centenas passadas!
Eu não gosto de usar o termo “minhas vidas”. É pobreza de nossa linguagem. A vida é uma só. Ora encarnados (no corpo), ora desencarnados (fora do corpo). Mas vivendo sempre. Só temos uma única vida, as experiências no corpo são momentos que formam as nossas personalidades, em contextos próprios, que por conseqüência formam as nossas individualidades, que é o espírito imortal, a essência que sobrevive á morte do corpo físico, que está acontecendo agora, comigo e com você.
Saber-se um espírito imortal faz a diferença, pois estamos na contagem regressiva para o retorno ao mundo espiritual. Por isso é importante não perdermos tempo com bobagens, com sentimentos vãos, com o desamor.
A grande verdade é que estamos numa fase quase embrionária do conhecimento. Nos ainda somos pseudo-s e delimitamos a percepção da vida com o grau de nossa imaturidade. Não nos lembramos do passado porque o homem não pode e nem deve tudo perceber, por enquanto. Isso é ditame divino, que por ser sábio, sabe que se o homem tivesse dimensão concreta de tudo, ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição da obscuridade para a luz, dizem os imortais.
Tudo tem seu tempo.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO






7036

A FESTA DA CHUVA
Por Reynollds  em 29/03/2014
Enviar e-mail para %s

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
..............................................................................................
A Festa da Chuva
(Reynollds Augusto)

A vida tem a sua trilha sonora, a natureza com seus encantos nos permite apreciar o seu espetáculo.

Gosto da “melodia” da chuva, com seus efeitos sonoros diversos. Os trovões, no sertão poético, anunciam que a invernada está chegando e que é tempo de alegrias. É tempo de festa, de milho verde, de pamonha, de canjica.

Até quando a “musica” é quase lenta e a balada fica calma, ainda assim, a festa anima o coração. Como hoje, em que a chuva está mansa, mas vem trazendo o “pincel de Deus”, para pintar esse sertão de um verde diferente, um verde esperança, anunciando que não mais é tempo de agruras, de calor quase insuportável.

A cidade fica calma, até parece que a água dulcifica o coração e estabiliza as expectativas.

Nós experimentamos o fim, espero, de uma seca braba. Ainda bem que o governo federal sustenta os programas sociais para que o nosso povo sertanejo, bravio, não deixe de ter o mínimo possível, como a comida, por exemplo. Os politiqueiros de plantão dizem que isso é compra de voto, eu prefiro ver como uma ação de uma “mãe”, pois o Estado é uma “mãe”, que não deixa o seu filho passando fome. E com retorno, não é apenas dar simplesmente, a garotada tem que estar na escola.

Quem nunca passou fome e viu a dor da panela vazia não entende isso. Estamos em tempo de campanha eleitoral e tudo é politizado. Os “salvadores” da pátria, que nunca fizeram nada pelo social, ou muito pouco, estão atentos e procuram descontextualizar as falas, ações do governo, para fazer ver á sociedade que tudo está ruim. Mas, estamos em tempo de verdadeira liberdade de imprensa. As televisões não manipulam mais as informações e o contraditório é quase que instantâneo. A verdade agora aparece.

A chuva se foi. A espero novamente mais tarde, à noite, de madrugada.

Antes o espetáculo era realizado no finzinho da tarde, com o mundo azul-cizento, trazendo o vento da felicidade e os trovões da alegria. Como disse a minha irmã Aurelucia, de Catingueira e que é intérprete de “UM AMIGO POETA”: é a balada de Deus.

Vou agora, com a minha filha mais nova, que abriu uma janelinha nos dentes visitar a nossa feira, o nosso "shopping" ao ar vivo, comprar coisas simples, mas que faz felicidade das crianças.

Vou viver simplesmente, ver a chuva que cai, o frio que no sertão agasalha, entrar nessa calmaria, já tão calma e aproveitar os detalhes da existência.

Passamos pela vida e não prestamos a atenção nos detalhes. Somos direcionados pela “ditadura do consumo” e esquecemos-nos de viver. A senhora distinta morte chega, olhamos para trás e a sensação é horrível e vemos que passamos pela vida, e não há nada mais nada a fazer.

“Tudo isso me fez relembrar o poema de ‘UM AMIGO POETA”, O Inácio da Catingueira, das pelejas com seu amigo Romão, que hoje se expressa, desvestido da carne, por intermédio da minha amiga Lúcia:

Sertão Agradecido
(Espírito: "Um Amigo Poeta”)

Quando a chuva cai no chão,
Tinge de verde a floresta.
Alegra-se todo o sertão
Seu coração fica em festa.

O lavrador abre a janela,
Sua prece foi atendida.
Contempla a vê como é bela
Sua plantação florida.
Com a enxada no chão, assina
Planta arroz, feijão e milho
Trata cada grão que germina
Como se fosse seu filho.

O sertanejo olha pro céu
Há lágrimas nos olhos seus,
Grato retira o chapéu
E assim agradece a Deus

* Poema recebido em reunião publica do centro Espírita Jesus de Nazaré, da cidade de Catingueira.

www.pensenisso.itaporanga.net






7035

O DIREITO DE DEUS
Por Reynollds  em 25/03/2014
Enviar e-mail para %s

O Direito de Deus
(Reynollds Augusto)


Eu sempre gostei de apreciar o Direito pelo prisma dos jusfilósofos, pois a percepção deles em torno dessa ciência é bem mais ampla e não se restringe, ”apenas”, às normas circunscritas e “adaptáveis” ao tempo e lugar, pois o direito é fenômeno da sociedade e como tal evolui com ela.

Toda sociedade tem o Direito que merece, pois o “Direito é o seu espírito”. Nós construímos o direito, quase sempre, indiretamente, pelos nossos representantes e cada poder tem a sua área de atuação, mas são harmônicos e independentes entre si.

Isso é filosófico.

Os textos buscam explicações racionais em torno do nascimento de um fenômeno que surgiu deste que o homem começou a viver em sociedade, as mais primárias. De início movimentado por um “direito anterior”, primitivo, instintivo, de reação, de sobrevivência, nem sempre justo, mas necessário à preservação das espécies.

Mais à frente experimentamos um direito social, embrionário, que estabelecia regras de relacionamento, pois “ubi societas,ibi jus”. Onde está a sociedade, está o Direito.

Sem regras o homem não cresce, não evolui não “se salva”, como dizem algumas religiões. Jesus, um dos espíritos mais evoluídos que “desceu” à terra, veio ensinar o “Direito de Deus” a uma humanidade quer começava a sair do primitivismo das concepções.

Foi por isso que ele disse muito, mas não disse tudo. Propôs que mandaria outro consolador que diria novas verdades, que o povo àquela época não podia ainda suportar e resgataria outras, que foram manipuladas, dogmatizadas, pela própria incúria humana, em estado de aperfeiçoamento.

Os seus “interpretes” não foram fieis “as suas dicas” e ao passar “para o papel” as informações, sempre colocaram na escrita elementos próprios de suas posições íntimas, como o preconceito e o orgulho, por exemplo.
Jesus sempre foi uma pessoa inteligente, pois já nasceu sabendo, no sentido de que quando cumpriu a sua missão na Terra, já era um espírito vivido, experimentado, que conquistou por si só o seu lugar. E dizem os imortais, foi ele quem projetou o nosso planeta. Sempre disse que “antes de tudo ele já era”.

Em minha opinião, possivelmente, falava três línguas: O aramaico, língua morta dos judeus; o hebraico e com certeza o latim, pois naquele famoso julgamento com o romano Pilatos, ele não ia se rebaixar e falar língua do Judeus, que os romanos consideravam raça inferior. A comunicação foi realiza em latim.

Esse consolador é a Doutrina Espírita, que quando assimilada, no tempo da maturidade, servirá de norte para as religiões e instituições.
Há um direito anterior, estabelecido pela causa, que rege o universo e que estabiliza a vida em todos os seus sentidos. “Tudo está certo”, pois tudo é resultado da ação da lei de causa e efeito, da lei de progresso. Há uma ordem dentro da “desordem”. É por isso que as nossas vidas cabem certinho em nossos merecimentos.

A notícia boa é saber que é tudo é conjuntural e que o “Direito de Deus” estabeleceu uma “norma programática”: Nenhuma só as ovelhas do meu pai se perderá.

O nosso fim é a plenitude, que as religiões apelidam de “salvação”.

Somos imortais.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
 






7034

Hoje Foi o dia dos Damolays, No Centro Espírita Jesus de Nazaré de Itaporanga
Por Reynollds  em 23/03/2014
Enviar e-mail para %s

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
.............................................................................

Hoje Foi O Dia dos Damolays, no Centro Espírita Jesus de Nazaré de Itaporanga.
(Reynollds Augusto)


Não tenha dúvida que o Damolay é um futuro maçon. É um caminho natural.

Como a ordem maçônica vai à cata de homens de bens, de valores, de bons costumes, essa garotada já começou, antecipadamente, a colocar os pés nesse mar de conhecimentos filosófico, fraternal, iniciativo e filantrópico.

São jovens diferenciados, não porque nasceram diferentes, isso não existe, mas porque decidiram fazer diferente.

Tudo mundo sabe que a ordem demolay é uma sociedade "periférica" criada pela maçonaria, que comporta garotos de 12 a 21 anos. Foi fundada na França, no dia 24 de março de 1314. Exatamente onde nasceu a Doutrina Espírita. É um pouco mais velha do que a própria Doutrina Espírita , que veio trazer as luzes do conhecimento espiritual , na segunda metade do século XIX.

O professor Kardec, seu codificador e não criador, como alguns representantes religiosos desonestos pregam por ai, foi convidado por Jesus, por meio do “Espírito de Verdade”, a lançar “no mundo das formas”, o conhecimento acerca da vida que não cessa jamais, precisamente em 18 de abril de 1857, mais ou menos 500 anos depois do nascimento da ordem Demolay.

Nasce “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, o meu livro de cabeceira, que está atualíssimo, pois a verdade é verdade em qualquer tempo e lugar e que esse ano estará completando 157 anos. É um bebê! A Coordenadoria do Espírita do Vale do Piancó, que está sob a responsabilidade do empresário HERCULANO PEREIRA, fará a comemoração de mais UMA SEMANA ESPÍRITA DO VALE DO PIANCÓ.

AGUARDEM!

Mas a exposição do Danilo, ontem no Centro Espírita Jesus de Nazaré, foi de uma beleza sem par. O “menino” que vivia, quando criança, andando pelos corredores do Centro Espírita, depois das aulas de evangelização, está cada vez mais maduro. E o que é importante, fazendo defesas precisas com base na proposta de raiz da Doutrina Espírita, esteada na Codificação publicada pelo grande professor Kardec e que é à base desse ambiente moral, filosófico e científico.

Foi uma noite espetacular. É uma pena que não levei o meu violão, mas ele está sendo afinado.

Sabe aquela história “um por todos e todos por um”. Pois é, os seus colegas damolays, do nosso capítulo Ariosvaldo Ferreira, jovens espíritas, católicos, evangélicos e das demais religiões estavam todos lá, à caráter, para prestigiar a fala desse outro jovem que tem Jesus no coração e razão para ser feliz.

É bom ver no ambiente da Casa Espírita, um “monte” de jovens conscientes, bonitos como eu, a tratar da beleza da vida, criada por Deus, pelo Grande Arquiteto do Universo, pela causa.

É excelente buscar. Somos buscadores, Quem procura acha. É como disse o nosso maior amigo JESUS. “Buscai e achareis; batei a abrir-se-vos-á”

Esperemos a próxima fala de espírita-damolay, que sabe do que fala.

O MENINO CRESCEU!

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.






7033

É PARA RIR OU PARA CHORAR? CHORAR.
Por Reynollds  em 20/03/2014
Enviar e-mail para %s

É Para Rir ou Para Chorar? Chorar.
(Reynollds Augusto)

Eu Tenho um amigo do coração, que possui caráter de sobra. Se todos os adeptos das religiões tivessem fieis nessa qualidade, Jesus estaria contente. É espírita, como eu. Graças a Deus!

E não é que a mãe da colega da sua filha, resolveu acabar a amizade das duas adolescentes, sob o pretexto de que o Pai da amiga era Espírita?

Em pleno século XXI, onde a informação e a verdade se evidenciam exuberantemente, ainda somos obrigados a lidar com esse tipo de comportamento.

Vou te contar uma coisa: Se realmente existisse esse tal de inferno, que as religiões tradicionais pregam, estaria cheio desses muitos religiosos hipócritas, que não entenderam nada da mensagem de Jesus. É muita louvação e pouca exemplificação. Deus deve está cheio de tantos blás, blás. As igrejas estão cheias, de egoístas, querendo “se salvar”

Foi por isso que Jesus, o nosso irmão, mais velho disse: “Nem todos que dizem senhor, senhor entrarão no reino dos céus”.

Pense numa assertiva atual.

Como é que existe inferno se Jesus nos ensinou a perdoar sempre? E Deus, não? Que Deus seria esse que dita regras que ele não cumpre. Seria aquele negócio: “Faça o que eu digo...”

Como é que existe inferno se Jesus nos ensinou amar os nossos inimigos e a fazer o bem a quem nos perseguem e caluniam?

Deus não pode fazer o mal aos seus filhos. Perdoa, mas não só isso. A lei natural impõe o resgate ou a oportunidade de desfazer o mal praticado, ou compensar com o bem realizado. Tá aí a reencarnação para isso.

A perdoar setenta sete vezes? Quer dizer sempre.

Quem ama não penaliza o seu filho ao suplício eterno. Mesmo que você passasse cem anos cometendo bobagens, a pena eterna seria desproporcional aos crimes cometidos. Assim a justiça social seria mais justa, pois gradua a apena ao grau de responsabilidade.

Você, mãe, teria coragem de fazer isso com seu filho? Que se tornou um marginal, apesar do seu esforço em educá-lo? Duvido.

Como é que existe inferno se Jesus disse, categoricamente, que “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá”?

Ovelhas somos todos nós: Católicos, evangélicos, espíritas, mulçumanos, judeus, budistas... e até os ateus. Deus não está muito interessado em saber se você Crê nele ou não nele, ele existe independentemente das bobagens que você pensa.

Não há efeito sem causa e como o que não foi feito pelo homem, não pode ter surgido do nada, pois o nada não existe, “alguma coisa” criou. Um pensamento máximo, qualificado, pois a vida é muito inteligente para ter saído de um “psiquismo medíocre”.

Concorde comigo que para que tudo exista é necessário que haja um pensamento anterior. Pensamento antes, forma depois. Esse computador, esse teclado, não pode ter surgido sem um pensamento anterior, de um espírito encarnado, desses “gênios”, que vez por outra reencarnam na Terra para nos tirar da ignorância, como um Sócrates, por exemplo.

O que suas leis naturais pretendem é o nosso esforço em se melhorar. Se transformar. Viver a mensagem de Jesus, que está mais aproximada às suas leis naturais. E não apenas. A verdade está em todo lugar e também nas diversas culturas. O Espírita não crê, ele sabe. Crer é algo inseguro, manipulável pelas culturas e religiões. Saber é ter consciência, por isso eu não creio em Deus, eu seu sei que ele existe.

Mas há um inferno. O interior. Pessoal, que se leva para onde for. Aqui, encarnado (vivo), e no mundo espiritual (Morto, mas vivo sempre).É o inferno consciêncial, que dói pacas, pois é na consciência da criatura que estão escritas as leis de Deus e não em nenhum livro dito sagrado. E dela, da consciência, ninguém foge. E como uma dor só passa com o remédio, a da consciência só passa com o remédio do perdão e a força do retorno, pela “Ressurreição do Espírito” e não da carne, mais propriamente a reencarnação.

É o “renascer de novo” para “pagar” os débitos. É por isso que o planeta Terra é uma escola, uma prisão e um hospital. Ou somos estudantes, ou somos “condenados” ou estamos doentes.

É por isso que você, que crê em Deus ou não, que participa dessa ou daquela religião, tem a vida que merece e passa pelas experiências próprias para maturar o espírito, erradicar o egoísmo e o orgulho que são as duas chagas da humanidade.

EU SOU CRISTÃO. EU SOU ESPÍRITA. QUE É JESUS DE VOLTA.
GRAÇAS A DEUS.

E como a minha vida é cheia de poemas. Segue um poema bem racional do Godoy Paiva:

JUIZO FINAL

Sentando, o Padre Eterno, em trono refulgente,
Olhar severo envia a toda gente!

Enquanto uns anjos cantam, outros vão levando,
Ante a figura austera desse venerando,
As almas que ta tumba emigram assustadas
Em vendo o tribunal solene, majestoso
Em que vão se julgadas.

Dois grupos são formados:
Um de cada lado!

O da direita, o Céu; o da esquerda, Averno.
E Satanás a um canto, o chifre fumegante,
Espera impaciente, impávido, arrogante,
A “turma” para o inferno.

Aconchegando o filho, a alma amada,
E que na Terra fora algo desassisada,
Uma mulher se chega e a sua prece faz,
Rogando ao Padre Eterno poupe do Inferno
O Pobre rapaz.

Cofia o Padre Eterno a longa barba branca,
E o óculo ajustando à ponta do nariz,
O olhar dirige então á pobre desgraçada,
E compassado diz:

“Os anjos vão levar-te agora ao Paraíso
E dar-te a recompensa: o seu descanso eterno.
Ali desfrutarás felicidade mil,
Porém teu filho mau irá para o inferno!

Um anjo toma o moço e o leva a Satanás;
Porém a pobre mãe ao ver partir o filho,
Aflita, corre atrás!

E ao incorporar-se ás hostes infernais,
Eis grita ao Padre Eterno em tom assustador:
“Mulher! Para onde vais?”!
E o que se passou então
Ninguém esquece mais!

“Eu vou para o inferno, ao lado do meu filho,
A repartir comigo a sua desventura!
As lágrimas de mãe, as gotas do meu pranto,
Acalmarão no Averno a sua queimadura!

Eu deixo para ti esse teu Paraíso,
Essa mansão celeste onde o amor é surdo!
Onde se goza a vida a contemplar tormento,
Onde a palavra AMOR represa um absurdo!

Entrega esse teu céu ás mães malvadas, vis
Que os filhos já mataram para os não criar.
Pois só essas megeras poderão, no céu,
Ouvir gritos seus filhos, sem se consternar!

Desprezo esse teu céu! O MEU AMOR É GRANDE!
IMENSO! ASSAZ SUBLIME! E posso afirmar
Que se não te comove o pranto lá do inferno,
E os que no Averno estão são todos filhos teus.

O MEU AMOR EXCEDE
AO PRÓPRIO AMOR DE DEUS”

E antes o estupefato olhar do Padre Eterno,
A mãe beijou o filho... E FOI PARA O INFERNO

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

www.pensenisso.itaporanga.net






7032

O HOMEM E O TEMPO...
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 10/03/2014
Enviar e-mail para %s

O HOMEM E O TEMPO...

http://www.geocities.ws/aguapss/Artigo3OHomemTempo.htm


Segundo a paleontologia, a vida vegetal e animal existem desde quatro bilhões e meio de anos, depois de uma série fantástica de interações, mutações de inúmeras espécies unicelulares até chegar às espécies multicelulares vegetais e animais... Já a existência e a evolução da espécie humana, do homo erectus até homo sapiens, se deu há um milhão de anos. É importante mencionar, que segundo teorias antropológicas, o homem antes de ser ereto, era quadrúpede. Pois, tinha quatro pés e possuía até mesmo rabo.
Como se vê, neste tempo, o homem não se diferenciava muito do macaco, até porque, somos mamíferos primatas como eles os são. Segundo o dicionário Aurélio, os primatas são espécimes de mamíferos, que incluem os lêmures, os macacos e o homem. Os macacos são semelhantes ao homem em quase tudo, só diferenciamos deles no desenvolvimento da psique. Pois, segundo estudo da psicologia do macaco a sua psique só chega a equivaler à psique de uma criança de três anos.
Agora, depois que o homem chegou ao estágio ereto, obviamente, segundo as teorias de Lamarck, embasadas na lei do uso e desuso, que diz, tudo aquilo que se usa, se desenvolve e aquilo que não se usa, se atrofia. Então, partindo desta premissa, os pés posteriores do homem quadrúpede, se transformaram o que é hoje, nos braços, antebraços e mãos do homem. Isto, devido a que os pés deixaram de ser meios de locomoção e passaram a ser usados no uso doméstico do homem na sua sobrevivência, desde a Idade da Pedra até a nossa Idade Contemporânea, principalmente, depois da fala e escrita... Já referente ao rabo, este se transformou no apêndice do homem, sem nenhuma função anatômica, pelo contrário, quando inflamada, pode causar apendicite, podendo levar o homem até a morte.
Entretanto, a ciência paleontológica não sabe precisar o local (a região), onde se deu a origem da vida, se foi no hemisfério norte ou no hemisfério sul, se numa pequena latitude ou numa grande latitude, se no oriente ou no ocidente, até porque, nesta referida origem, os continentes existentes hoje, eram um continente só, conhecido como Pangéia, continente antigo que, conforme certa teoria, era constituído pela reunião dos atuais continentes, os quais teriam surgido pela fissura do bloco original. Só depois da deriva dos continentes, que se definiu a continentalidade das Regiões do planeta Terra. Agora, provavelmente, a vida originou-se no mínimo num ambiente em que existissem calor e umidade (água), suficientemente para germinar a vida. E este ambiente, não poderia necessariamente, estar fora dos trópicos, mais precisamente, na faixa equatorial, por ter um clima quente e úmido. Uma prova inconteste disto, é que a maior concentração de biodiversidade reside justamente nesta mencionada faixa equatorial, pois, à medida que vai- se afastando da faixa equatorial em direção ao pólo norte e pólo sul, passando pelos trópicos de câncer e capricórnio e os paralelos temperados, diminui sensivelmente esta biodiversidade. E, como também o fóssil humano, que estima ser o mais velho encontrado até hoje, segundo, a arqueologia, tem uma idade aproximada de três milhões de anos, e foi encontrado na África equatorial, na República Central Africana...Reafirmando mais uma vez, que a humanidade surgiu no continente africano..
...Enquanto, pelo visto, a vida, quer seja vegetal, animal, e, principalmente da espécie humana, foram germinadas entre os trópicos, na faixa equatorial....Já, entretanto, a evolução existencial das civilizações se deu fora dos trópicos, desde os primórdios da civilização humana, passando por inúmeros Impérios...quer no passado ou na atualidade. No passado tivemos diversas civilizações, desde a Mesopotâmica, passando pela Egípcia até a Romana, para citar as mais importantes...
...Já na atualidade temos o Imperialismo Norte Americano, formado pelo G8, capitaneado pelos Estados Unidos da América (EUA), e mais Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Canadá, Japão e Rússia. É bom ressaltar, que todas essas civilizações e as oito Potências econômicas citadas anteriormente, ficavam e ficam, sem exceção, em regiões de climas frios. Já os países de menores índices de desenvolvimento humano, como por exemplo: Gabão, Quênia, Somália, Uganda e Congo, entre muito outros, e se encontram localizados dentro da faixa equatorial, países esses de climas quentes e úmidos e, conseqüentemente, com terras férteis, propícias a terem pelo menos, suas agriculturas desenvolvidas, e no entanto, não as tem. Sendo, países de verdadeiras miserabilidades.
Não indo muito longe no tempo e no espaço, cito o caso do Brasil, onde a Região Norte, localizada entre os trópicos, em plena faixa equatorial, tendo um clima quente e úmido, onde o Estado do Amazonas é o maior e mais importante, pois, concentra 13% de toda água doce fluvial do mundo, quase totalmente banhado por água. Porém, é gritante seu subdesenvolvimento. Já as regiões Sul e o Sudeste Meridional, sendo representada por são Paulo, são regiões subtropicais, por se localizarem fora dos trópicos, tendo as mesmas regiões, climas mais amenos, no entanto, são regiões desenvolvidas. Deve-se salientar também, que o desenvolvimento dessas regiões Sul e Sudeste Meridional, não foi só essencialmente, devido sua localização geográfica, mas, sobretudo de suas colônias migratórias vindas da Europa, como, italianos, alemães, polonês, portugueses, entre outros, vindos desde o inicio e durante o século passado, ou seja, no séc. XX.

Já a América Espanhola, desde do México na América do Norte até a Argentina na América do Sul, que tiveram uma só colonização, ou seja, a espanhola, conhecida pela América Latina. Pois, coincidente ou não, os países latinos americanos com melhores índices de desenvolvimento humano, são notadamente, México e Argentina, e são, países esses localizados fora dos trópicos. Enquanto que a Colômbia e a Venezuela, são os países latinos americanos de piores índices de desenvolvimento humano, e são localizados entre os trópicos em plena faixa equatorial. Já que estamos falando das Américas, merece destacar as civilizações Incas e Maias, que habitaram os trópicos Sul-americanos, entre os séc.III e XIII, precisamente nos Andes Peruano. Talvez, essas civilizações (Incas e Maias), se desenvolveram nos Andes Peruano, devido à Cordilheira dos Andes, lhe oferecer condições mais amenas para suas subsistências. Na atualidade, deve-se destacar também, o país da Suíça, por deter o melhor índice de civilidade da humanidade contemporânea. Talvez, devido a Suíça localizasse numa região de clima temperado, está bem próximo do circulo polar ártico e finalmente ser predominante favorecida pelo um clima mais ameno dos Alpes suíços.
Agora, como explicar que a vida vegetal, animal e principalmente a humana, tiveram origem, provavelmente, entre os trópicos (na faixa equatorial), enquanto que a evolução das civilizações passadas e desenvolvimento de todas as potências mundiais existentes hoje, ocorreu e se evoluíram fora dos trópicos e todos os países mais pobres do mundo, se localizam justamente dentro dos trópicos? No meu ponto de vista, não tem outra explicação, a não ser que foram os climas mais amenos das regiões temperadas e de altitudes, determinantes das evoluções de todas as civilizações mais desenvolvidas, desde as civilizações mais antigas até a nossa idade contemporânea.


Do autor:
Pedro Severino de Sousa






7031

A QUESTÃO DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL.
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 10/03/2014
Enviar e-mail para %s

A QUESTÃO DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL.


http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... os-recursos-hidricos.html

A lei nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos , criando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamentando o inciso XIX do art.21 da Constituição Federal, que altera o art. 1º. da lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1988... Seria uma lei quase perfeita no Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Brasil, se não tivesse quase por completo de omitirem Títulos, Capítulos e Incisos nas gestões dos Recursos Hídricos Subterrâneos e Costeiros...

Só não houve a omissão plena na gestão do dos recursos hídrico subterrâneos, devido terem disciplinado nos Art.12 (estão sujeitos a outorga pelo poder publico os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos), no incisoII (a extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo) e no Título II, Das Infrações e Penalidades, no Art.49 (constitui infração das normas de recursos dos hídricos superficiais e subteraneos), no incisoV (perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá-los sem a devida autorização).



Que concerne aos recursos hídricos costeiros, o litoral e os mangues (regiões nas desembocaduras dos rios), talvez por se tratarem de águas salgadas e superficiais, não teve nenhum Titulo, capitulo e/ou artigo e inciso que tratasse deste assunto. Como as águas semi-salgadas dos mangues, não servissem para.. projetos de carciniculturas.



Além da necessidade, em um futuro não muito longe, de se construírem usinas dessalinizadoras, de água do mar, para abastecimento humano, e até mesmo para irrigação de lavouras...Pois, já existem inúmeros exemplos disto no oriente médio e no país de Israel...Que aqui no Brasil, por incrível que pareça, na região sudeste, principalmente na Grande São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro, devido aos periódicos e repetitivos (anos após anos) por apresentarem baixos níveis dos mananciais do sistema Cantareira e do Rio Paraíba do sul, mananciais estes que abastecem São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, que num futuro bem próximo, é só questão de tempo, estes citados mananciais (Sistema Cantareira e do Rio Paraíba do sul), entrarão em colapso...


Até porque é crescente a demanda de água nos grandes centros populacionais desta mencionada região sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro...



Ou se usa, a dessalinização de água do mar, ou se usa, em larga escala, a água do Aqüífero Guarani, corroborando (no mínimo), no uso racional na suplementação otimizada da demanda destes referidos mananciais...

O que se quis mostrar com isto, que lei nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, onde instituiu a Política Nacional dos recursos hídricos, só se preocupou em sua essência, com os recursos hídricos superficiais, esquecendo em parte os recursos hídricos subterrâneos e costeiros...Não viram, que temos um riquíssimo lençol freático, onde o aqüífero Guarani, que segundo, alguns especialistas estimam que este mencionado aqüífero tem um volume de mais de 50 (cinqüenta) quatrilhões de metros cúbicos de água... Que corresponde a muitas baias da Guanabara.. Que este citado volume, daria para abastecer uma cidade no porte de São Paulo, por mil anos. que tem uma população aproximada de dez milhões de habitantes...só para si ter uma idéia da grandeza deste mencionado aqüífero, é fonte natural de toda Bacia Platina: Rio Paraná, Rio Guaíba, Rio da Prata, além das lagoas dos Patos e Mirim...




Temos também, nos limítrofes do Sul do Piauí, com o Norte de Tocantins e o Oeste da Bahia, um grande aqüífero, que alimenta três grandes Rios Brasileiros, que são: Rio são Francisco, Rio Tocantins e finalmente Rio Parnaíba, encravado no sertão do Piauí, e esse Rio só é perene, devido a este referido aqüífero... Pois, como se sabe, o clima do Piauí, é semi-árido, sujeito às secas periódicas.. E que uma grande parte da população brasileira não sabe, que o Recife, capital Pernambucana, estar encravado em cima de um Bolsão de água subterrânea, Apesar de já poluído, devido às poluições dos Rios Capibaribe e Beberibe, devido o Recife ser muito baixo em relação ao mar...


Mas, para isto, existem as tecnologias das engenharias sanitária e ambiental... Para tratar e despoluir águas poluídas e contaminadas...Além de termos uma zona costeira de quase oito mil quilomentos de extensão, que vai do Oiapoque ao Arroio chui...E que pelo visto, o que não se dar para conceber, é que se crie uma lei para gerir os recursos hídricos brasileiros, e não se coloca pelo menos um artigo ou inciso que tratasse dos recursos hídricos costeiros...Provavelmente, talvez por não pensaram, que as águas litorâneas (do nosso Oceano atlântico), fossem possível de gerar energia elétrica, através da “força de suas ondas”...





A gestão dos recursos hídricos, não é só gerir a “demanda”, é sobretudo, de aumentar a “oferta”, obviamente, se sabe, que gerenciando a demanda, intrinsecamente, aumenta a oferta...Mas, entretanto, se precisa institui uma Política de se aumentar propriamente dito, a oferta dos recursos hídricos brasileiro. Agora vão perguntar, como? Sabe-se, que a política de açudagem e/ou de barragem, estar obsoleta e ultrapassada, por ser impactante ao meio ambiente, ou melhor, a fauna e flora, aonde se constroem obras hídricas, gerando até mesmo, conflitos agrários...Pode-se, perfeitamente, se usar a política de cisternas de placas, barragens subterrâneas e uma Política de sinergia das águas superficiais para os aqüíferos existentes, até porque, irá minimizar na evaporação deste liquido tão precioso (a água)...Evitando desta forma, que as águas das chuvas, fiquem expostas em espelhos de água ao sol, sendo susceptíveis a intensas evaporações...Só para se ter uma idéia, a evaporação em média do semi-árido brasileiro, varia entre 2.000mm a 3.000mm ao ano...




Enfim, não é à toa que a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), através da Campanha da Fraternidade de 2004, Água: Fonte de Vida, estar propondo ao Governo Federal, a reformulação da lei 9.433 de 8 de Janeiro de 1997, que institui a política dos recursos hídricos...Dando destaque também, aos recursos hídricos subterrâneos e costeiros...



DO AUTOR DO LIVRO:
ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA

PEDRO SEVERINO DE SOUSA
João Pessoa (PB), 04 de abril de 2004.






7030

PADILHA ORIENTA POPULAÇÃO A ECONOMIZAR ÁGUA.
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 10/03/2014
Enviar e-mail para %s

PADILHA ORIENTA POPULAÇÃO A ECONOMIZAR ÁGUA

http://www.brasil247.com/pt/247/sp247 ... -economizar-%C3%A1gua.htm

Pelo Twitter, candidato petista ao governo de SP cutucou gestão de Geraldo Alckmin (PSBD) e prometeu detalhar em suas próximas viagens "o que faltou nestes anos em SP" para que o Estado corresse o risco de racionamento de água: "Na Caravana @Horizonte_SP temos discutido como o planejamento pode elevar produção de água"
10 DE MARÇO DE 2014 ÀS 08:12

247 – Candidato petista ao governo paulista, Alexandre Padilha usou o Twitter para cutucar a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) sobre o risco de desabastecimento de água.

O ex-ministro disse na rede social estar aproveitando a folga para economizar água e convidou a população a evitar o desperdício: “A última coisa que queremos é SãoPaulo depender só de SãoPedro”.

Sem citar diretamente a administração estadual, prometeu detalhar em suas próximas viagens "o que faltou nestes anos em SP" para que o Estado corresse o risco de racionamento de água: "Na Caravana @Horizonte_SP temos discutido como o planejamento pode elevar produção de água".

Comentários:
Pedro Severino de Sousa

A QUESTÃO DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL.



A lei nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos , criando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamentando o inciso XIX do art.21 da Constituição Federal, que altera o art. 1º. da lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1988... Seria uma lei quase perfeita no Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Brasil, se não tivesse quase por completo de omitirem Títulos, Capítulos e Incisos nas gestões dos Recursos Hídricos Subterrâneos e Costeiros...

Só não houve a omissão plena na gestão do dos recursos hídrico subterrâneos, devido terem disciplinado nos Art.12 (estão sujeitos a outorga pelo poder publico os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos), no incisoII (a extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo) e no Título II, Das Infrações e Penalidades, no Art.49 (constitui infração das normas de recursos dos hídricos superficiais e subteraneos), no incisoV (perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá-los sem a devida autorização).



Que concerne aos recursos hídricos costeiros, o litoral e os mangues (regiões nas desembocaduras dos rios), talvez por se tratarem de águas salgadas e superficiais, não teve nenhum Titulo, capitulo e/ou artigo e inciso que tratasse deste assunto. Como as águas semi-salgadas dos mangues, não servissem para.. projetos de carciniculturas.



Além da necessidade, em um futuro não muito longe, de se construírem usinas dessalinizadoras, de água do mar, para abastecimento humano, e até mesmo para irrigação de lavouras...Pois, já existem inúmeros exemplos disto no oriente médio e no país de Israel...Que aqui no Brasil, por incrível que pareça, na região sudeste, principalmente na Grande São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro, devido aos periódicos e repetitivos (anos após anos) por apresentarem baixos níveis dos mananciais do sistema Cantareira e do Rio Paraíba do sul, mananciais estes que abastecem São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, que num futuro bem próximo, é só questão de tempo, estes citados mananciais (Sistema Cantareira e do Rio Paraíba do sul), entrarão em colapso...


Até porque é crescente a demanda de água nos grandes centros populacionais desta mencionada região sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro...



Ou se usa, a dessalinização de água do mar, ou se usa, em larga escala, a água do Aqüífero Guarani, corroborando (no mínimo), no uso racional na suplementação otimizada da demanda destes referidos mananciais...

O que se quis mostrar com isto, que lei nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, onde instituiu a Política Nacional dos recursos hídricos, só se preocupou em sua essência, com os recursos hídricos superficiais, esquecendo em parte os recursos hídricos subterrâneos e costeiros...Não viram, que temos um riquíssimo lençol freático, onde o aqüífero Guarani, que segundo, alguns especialistas estimam que este mencionado aqüífero tem um volume de mais de 50 (cinqüenta) quatrilhões de metros cúbicos de água... Que corresponde a muitas baias da Guanabara.. Que este citado volume, daria para abastecer uma cidade no porte de São Paulo, por mil anos. que tem uma população aproximada de dez milhões de habitantes...só para si ter uma idéia da grandeza deste mencionado aqüífero, é fonte natural de toda Bacia Platina: Rio Paraná, Rio Guaíba, Rio da Prata, além das lagoas dos Patos e Mirim...




Temos também, nos limítrofes do Sul do Piauí, com o Norte de Tocantins e o Oeste da Bahia, um grande aqüífero, que alimenta três grandes Rios Brasileiros, que são: Rio são Francisco, Rio Tocantins e finalmente Rio Parnaíba, encravado no sertão do Piauí, e esse Rio só é perene, devido a este referido aqüífero... Pois, como se sabe, o clima do Piauí, é semi-árido, sujeito às secas periódicas.. E que uma grande parte da população brasileira não sabe, que o Recife, capital Pernambucana, estar encravado em cima de um Bolsão de água subterrânea, Apesar de já poluído, devido às poluições dos Rios Capibaribe e Beberibe, devido o Recife ser muito baixo em relação ao mar...


Mas, para isto, existem as tecnologias das engenharias sanitária e ambiental... Para tratar e despoluir águas poluídas e contaminadas...Além de termos uma zona costeira de quase oito mil quilomentos de extensão, que vai do Oiapoque ao Arroio chui...E que pelo visto, o que não se dar para conceber, é que se crie uma lei para gerir os recursos hídricos brasileiros, e não se coloca pelo menos um artigo ou inciso que tratasse dos recursos hídricos costeiros...Provavelmente, talvez por não pensaram, que as águas litorâneas (do nosso Oceano atlântico), fossem possível de gerar energia elétrica, através da “força de suas ondas”...





A gestão dos recursos hídricos, não é só gerir a “demanda”, é sobretudo, de aumentar a “oferta”, obviamente, se sabe, que gerenciando a demanda, intrinsecamente, aumenta a oferta...Mas, entretanto, se precisa institui uma Política de se aumentar propriamente dito, a oferta dos recursos hídricos brasileiro. Agora vão perguntar, como? Sabe-se, que a política de açudagem e/ou de barragem, estar obsoleta e ultrapassada, por ser impactante ao meio ambiente, ou melhor, a fauna e flora, aonde se constroem obras hídricas, gerando até mesmo, conflitos agrários...Pode-se, perfeitamente, se usar a política de cisternas de placas, barragens subterrâneas e uma Política de sinergia das águas superficiais para os aqüíferos existentes, até porque, irá minimizar na evaporação deste liquido tão precioso (a água)...Evitando desta forma, que as águas das chuvas, fiquem expostas em espelhos de água ao sol, sendo susceptíveis a intensas evaporações...Só para se ter uma idéia, a evaporação em média do semi-árido brasileiro, varia entre 2.000mm a 3.000mm ao ano...




Enfim, não é à toa que a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), através da Campanha da Fraternidade de 2004, Água: Fonte de Vida, estar propondo ao Governo Federal, a reformulação da lei 9.433 de 8 de Janeiro de 1997, que institui a política dos recursos hídricos...Dando destaque também, aos recursos hídricos subterrâneos e costeiros...



DO AUTOR DO LIVRO:
ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA

PEDRO SEVERINO DE SOUSA
João Pessoa (PB), 04 de abril de 2004.






7029

PETROBRAS LANÇA OFENSIVA CONTRA DESCONFIANÇA
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 06/03/2014
Enviar e-mail para %s

PETROBRAS LANÇA OFENSIVA CONTRA DESCONFIANÇA

http://www.brasil247.com/pt/247/relac ... tra-desconfian%C3%A7a.htm

Estatal comandada por Graça Foster anuncia novo recorde de produção no pré-sal, de 412 mil barris de petróleo por dia em 27 de fevereiro: "Resultados como esses, decorrentes de ações gerenciais objetivas, levaram a companhia em 2013 a realizar lucro líquido de R$ 23,6 bilhões, 11 por cento superior ao de 2012", informou o balanço; resultado desbanca pressões sobre a empresa, que tem prejudicado seu desempenho no mercado; ações caíram 2,21% nesta quarta-feira, atingindo a mínima de R$ 13,29; no ano, a queda foi de 23,51%
6 DE MARÇO DE 2014 ÀS 05:48

247 - A Petrobras informou nesta quarta-feira um novo recorde de produção no pré-sal, de 412 mil barris de petróleo por dia em 27 de fevereiro. O aumento de produção da estatal é fundamental para a empresa gerar mais caixa e aliviar seu elevado endividamento, motivo de preocupação entre analistas de mercado.

"Essa marca, obtida com apenas 21 poços produtores, evidencia a elevada produtividade dos campos do pré-sal", afirmou a estatal comandada por Graça Foster.

O resultado desbanca a desconfiança do mercado sobre a companhia. No pregão de ontem, as ações caíram 2,21%, atingindo a mínima de R$ 13,29; no ano, a queda foi de 23,51%.

A empresa deu início em 18 de fevereiro à operação de um poço que alcançou a maior produção na região --36 mil barris diários-- a partir de uma nova tecnologia.

O poço 9-SPS-77A, no campo de Sapinhoá, está interligado ao FPSO Cidade de São Paulo por um modo pioneiro de conexão à plataforma, cujo sistema tem sustentação em uma boia submersa ancorada com peso de 1,9 mil toneladas.

"Resultados como esses, decorrentes de ações gerenciais objetivas, levaram a companhia em 2013 a realizar lucro líquido de 23,6 bilhões de reais, 11 por cento superior ao de 2012", acrescentou a companhia.

A Petrobras ainda manteve sua meta de produção de óleo e gás para 2020 em 5,2 milhões de barris ao dia, na comparação com o plano de médio prazo divulgado no ano passado. A empresa enxugou em 6,8 por cento seu robusto plano de negócios para o período de cinco anos, com previsão de investimentos de 220,6 bilhões de dólares entre 2014 a 2018.

Golfo do México

A companhia informou ainda que a produção nos campos de Cascade e Chinook, no Golfo do México, chegou a 40 mil barris por dia nesta terça-feira. Segundo a petroleira, é um recorde de produção para os campos. A alta foi garantida pela entrada em operação de dois novos poços na região, que aumentaram a produção em 28 mil barris diários.

Os campos ficam a cerca de 260 quilômetros da costa do estado de Louisiana, nos EUA, e têm média de profundidade de 8 mil metros (Com informações da Reuters).

COMENTÁRIOS

42 comentários em "Petrobras lança ofensiva contra desconfiança"

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PEDRO SEVERINO DE SOUSA 6.03.2014 às 10:11
OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE...

http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... tos-da-exploracao-do.html


OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE...


Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porém, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterá... O Brasil entre os três maiores emissor de CO2 do mundo.

Apesar do uso de alta tecnologia de ponta na exploração do pré-sal... Mesmo assim, é inevitável, vazamentos de óleos... Como aconteceu no ano/2010, no Golfo do México, em exploração de petróleo no mar do Caribe... Que trouxe perdas irreparáveis para todo ecossistema, ou seja, fauna e flora do mar do Caribe... Sendo assim, a exploração do pré-sal aqui no Brasil, será inevitável o vazamento de óleo para o nosso oceano atlântico... Trazendo prejuízos irreparáveis para a fauna e a flora do litoral do sudeste e sul brasileiro... Além de provável perda do “Custo-Beneficio”... De investimento na exploração do pré-sal...Que gira em torno de 600 bilhões de Reais...Dentro de 4(quatro) décadas próximas(2010 à 2050)...Isto possivelmente ocorrerá devido da provável exploração do pré-sal por outros países tido como continentais, como Estados unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Então, como a super-exploração do pré-sal, em “Escala Mundial”...logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo, em escala Mundial.

Agora, entretanto, ao meu vê, “Se”, realmente, os movimentos magmáticos do interior da terra, decorrente do aumento( El Niño ) e/ou diminuição(La Niña) da intensidade do calor oriundo do seu magma...Aonde ocasiona as colisões das placas tectônicas, terremotos, maremotos, tsunamis, atividades vulcânicas submersas nos mares/oceanos e as atividades vulcânicas continentais...Logicamente, com a exploração do pré-sal...Virá gradualmente, através dos anos e décadas...Diminuir substancialmente, o calor das águas do oceano atlântico, desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Pois, o petróleo bruto, existente nesta área do pré-sal...Serve de combustão na intrínseca interação do calor oriundo do magma do interior da terra...Que vem conseqüentemente, aquecer...As águas do oceano atlântico, repito desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Que por conseqüência, vem aumentar a umidade do litoral do sudeste brasileiro...Que com decorrer disto, entre a primavera(setembro) e o verão(março)...Vem aumentar, substancialmente, a “Convergência de Umidade intertropical do Atlântico Sul”...Formando muitas chuvas no sudeste e centro-oeste, nesta estações mencionadas anteriormente, ou seja, primavera e verão... Um exemplo de tudo isto...É o que vem ocorrendo ultimamente(novembro/dezembro/2010...E agora Janeiro/2011...Que vem chovendo muito...Como por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília...

Obviamente, com a exploração do pré-sal nas próximas quatro décadas pelo o Brasil...E certamente, por outros países tido como continentais, como Estados Unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Com exploração do pré-sal em “Escala Mundial”... Além de logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo...Tornando inviável “Economicamente”... E na questão “Meio Ambiental”...A exploração do pré-sal... Em longo prazo...

Certamente, partido desses pressupostos abordados anteriormente, vem prognosticar que nas próximas décadas (2010 à 2050)...Vai haver gradualmente, diminuição da evaporação do atlântico sul...Que conseqüentemente, irá diminuir os “Índices de Chuvas”...Das estações chuvosas das regiões sul, sudeste e centro-oeste até mesmo na região norte do Brasil... Já concernente a região Nordeste... Acentuar-se-á o ciclo de semi-áridez desta região...

Então pelo visto, nas futuras décadas, como por exemplo, em ano de La Niña...Na Região Sul...Especificamente, no Rio Grande do Sul...Na sua estação chuvosa, de Setembro à Março...Vai ocorrer índice de chuva, bem abaixo da média...Brasília, Capital Federal, por exemplo, entre Agosto, Setembro e Outubro... Que neste período, citado anteriormente, já sofre com índices baixos de umidade relativa do ar, que é em média de somente 18% ...Que certamente, com a exploração do pré-sal...Nas próximas décadas...A umidade relativa de Brasília... Cairá a índices insuportáveis...

Em compensação dentro do contexto mundial... Como a exploração do pré-sal, como por exemplo, no Golfo do México... A médio e longo prazo... Certamente, os furacões, ciclones, tornados, entre outros fenômenos naturais, diminuirão suas intensidades... Decorrente do esfriamento das águas do atlântico norte... No Golfo do México e no Mar do Caribe...

Entretanto, em longo prazo... Com a exploração exaustiva do pré-sal em todos os mares e oceanos da hidrosfera terrestre... Todos as áreas(jazidas) do pré-sal ficarão vazias(em forma de cavernas)...Susceptíveis a intensos abalos sísmicos...Que trarão maremotos e tsunamis...Para essas “Áreas”...Aonde foram explorado o pré-sal...No caso do Brasil...Desde do litoral de Espírito Santo até Santa Catarina...Isto decorre devido, a pressão das águas do oceano atlântico...Em cima da camada do pré-sal(sem o suporte do petróleo extraído)...Tenderá a camada do pré-sal...Se acomodar...E por via de conseqüência...Vem os maremotos, tsunamis...

Em suma, pelo visto, a exploração do pré-sal...tanto a nível nacional e internacional...É um contrato de risco...Geo-Politico-Ambiental...


DO ESCRITOR

PEDRO SEVERINO DE SOUSA

JOÃO PESSOA(PB), 12 DE JANEIRO DE 2011






7028

Reservatórios de hidrelétricas já têm nível de água próximo ao da época do apagão
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 05/03/2014
Enviar e-mail para %s

Reservatórios de hidrelétricas já têm nível de água próximo ao da época do apagão

http://g1.globo.com/jornal-nacional/v ... -epoca-do-apagao/3190185/

UMA ANALOGIA CRÍTICA:

Para um bom entendedor, é percebível a olho nu, que a geração de energia através de termoelétricas...Que o governo brasileiro, estar executando para suprir, ou melhor, a atender a demanda de consumo do sistema elétrico brasileiro...Complementando este referido sistema elétrico, que é basicamente hidroelétrico...Só vem diminuir pelo visto, os índices de chuvas em todas as regiões brasileira...Pela a seguinte razão... Aqui no hemisfério sul...Até 22 de Março(Dia Mundial da Água) de ano corrente de 2014...Que já é quente o calor natural desta estação de verão...Somatizado com o calor destas termoelétricas que estão funcionando em todas as regiões do Brasil...Repito para suprir, ou seja, complementar a geração de energia hidroelétrica...Só vem aumentar ainda mais a temperatura “Meio Ambiental” de todas as regiões brasileiras...E consequentemente, a “Troposfera”, camada da atmosfera “Condensadora” das chuvas...Que obviamente, vem só diminuir os índices de chuvas... Em suma, fica aquele dilema: “Se correr o bicho pega”... Se ficar o bicho come.

Do Escritor Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 04.03.2014

ENTÃO: EM 2014... VAI TER APAGÃO OU NÃO? EIS A QUESTÃO.
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA

O Governo admite “A CRISE ENERGETICA”, mas reafirma que não há risco de racionamento. O ministro Edison Lobão reconheceu que há uma demora nas obras planejadas para aumentar o estoque de energia no país e que a conta de luz pode aumentar em 2014.


OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE
http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... tos-da-exploracao-do.html


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão em reafirmar, que o país não corre risco de racionamento, mesmo com o nível preocupante dos reservatórios das hidrelétricas. A balsa usada para atravessar o Rio Paraná está encalhada. As águas estão tão baixas que a hélice quebrou duas vezes em menos de 20 dias ao bater no fundo. O Rio Paraná é um dos mais importantes para a produção de energia elétrica. Na reunião da cúpula do setor elétrico, o governo avaliou que medidas tomar se não chover o suficiente para encher os reservatórios. Vai continuar usando a energia das usinas térmicas, que custa mais caro. Se chover pouco e as térmicas tiverem que operar durante todo o ano, o Ministério de Minas e Energia prevê que a conta de luz deva ficar mais cara em 2014. “Se isso vier a acontecer, em 2014, ao longo de 12 meses, pode ter uma influência na tarifa entre 2% e 3%”, afirmou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. Mas segundo o ministro de Minas e Energia, este ano, o desconto médio de 20% na conta de luz está mantido, a partir de fevereiro. Edison Lobão reconheceu que há um atraso nas obras planejadas para aumentar o estoque de energia no país. “Nós tivemos, por exemplo, atrasos nas usinas de Jirau e Santo Antonio. Obras foram suspensas inúmeras vezes por decisões judiciais, por questões indígenas, Belo Monte a mesma situação. Mas esse atraso não compromete a segurança energética do país”.






7027

Os Velhos Carnavais
Por PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO  em 03/03/2014
Enviar e-mail para %s

Os Velhos Carnavais

(Reynollds Augusto)



Eu não tenho preconceito com o carnaval, a festa. Como não tenho preconceito com as festas juninas, de ano novo e tudo mais. O problema são os seres humanos, que “excedem nos seus excessos” e pensam que estão se divertindo. A bebida alcoólica é o carro chefe do sofrimento, das vergonhas. A droga mata, não só o corpo , mas a moral.

O homem precisa de diversão. O fenômeno alimenta a alma e carreia vigor, para começar de novo. À medida que o espírito matura, a diversão vai se qualificando e o prazer do corpo vai dando lugar aos prazeres da alma. Um bom livro, um bom filme, um retiro, como o MIEP (Movimento de Integração do Espírita Paraibano), de Campina Grande; e os outros religiosos, de reflexão, de aprimoramento interior.

Tem religião que quer concorrer com o carnaval. Isso é bobagem. Saem por aí com os seus trios elétricos, dançando, bradando, rezando. Aqui em Itaporanga vi um desses. Fazem o “Carnaval com Jesus”. Uma boa intenção, mas o Cristo não precisa desses apelos. A mensagem será concebida e praticada à medida da maturidade. Isso leva tempo. Alguns milhares de anos. Somos imortais. Deus não tem pressa, apesar de que nós é quem devemos ter.

Ontem à noite, eu não fui à festa. Esse tipo de confraternização, com multidão, não é mais a minha praia. Não mais me atrai. Mas a orquestra ao longe, tocando o frevo “vassourinha”, me varreu para o passado e me lembrei do meu velho pai Ademar Augusto, que sempre nos levava ao Campestre Esporte Clube de Itaporanga, para brincar, pular, se divertir.

O Campestre sempre foi o palco nos nossos carnavais, pela manhã. Posso ver seu Manoel, ao longe, já desencarnado, com sua mão deficiente, mas que tinha uma habilidade enorme para encher os saquinhos de pipoca e com o arremate final: queixo ralado e sal. Naquele tempo não existia ainda, a propaganda “Pipoca com guaraná”. Eu já tinha descoberto a mistura perfeita.

Depois descia ao salão para dançar, pular; repito ser feliz.

À tarde a “bola” era passada para o Atlântida Esporte Clube, que como o meu Vasco, tem história e tradição. O grande Costa com as sua família de excelentes músicos encantava a todos. Uma família feliz, boa, que tinha a harmonia no coração.

O grande RADEGUNDES FEITOSA, internacional, nosso orgulho. Que partiu cedo para a esfera espiritual e que no JÔ SOARES nos permitiu momento de alegrias por conhecer aquela grande alma, com seus amigos, que faziam uma orquestra de trombones, que não deixava nada a desejar. Quem a ouvisse só pelo áudio diria ser uma orquestra sinfônica, MAGNIFICO!

Gente da gente.

Àquela época, que os anos não trazem mais, mas que está eternizada no nosso universo interior, muita festa saudável, muita alegria, pais, mães, crianças, chuva, muita chuva. Os amigos correndo, dançando, no salão no sentido horário.

Tocam ‘Vassourinha” novamente , e o clube estronda, leva para longe as nossas ansiedades, as nossas tristezas.

No final da tarde a tradicional passeata de carros, todos na Avenida Getúlio Vargas, com os seus automóveis, jipes, carroças, circundando a rua várias vezes até o sol se pôr.

O carnaval estava se indo, isso nos anos oitenta.

Estamos indo juntos.

Ainda bem que somos imortais

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.






7026

O CARRO DO TEMPO
Por Reynollds Augusto  em 01/03/2014
Enviar e-mail para %s

O Carro do Tempo
(Reynollds Augusto)


Um cheiro, um lugar, uma paisagem, uma música, acionam o nosso mundo íntimo; e o passado lá, distante, que o tempo não pode trazer de volta, é acionado. Todos nós possuímos um universo íntimo, só nosso, cheios de alegrias, tristezas, vitórias, decepções, verdades, mentiras.

A vida é feita de universos. Temos o físico, “concreto” infinito e temos o espiritual, que existe, preexiste e sobrevive a tudo. Teve um começo, pois o nada não cria nada e “alguém” deve ter pensado antes, pois tudo é fruto do pensamento. Sem o pensamento antes, nada existe depois. Foi por isso que o filósofo disse: PENSO, LOGO EXISTO. Primeiro o pensamento, depois a forma.

Sejam bem vindos (e já faz milênios)! Somos espíritos em evolução, experimentadores e buscadores.

Mas hoje, primeiro dia de carnaval, de alegria para uns; de inicio à tristeza e excesso para outros, eu dei aquela viajada no meu universo e interior. Quem acionou o dispositivo foi o meu amigo, primo e advogado campinense, Dr. Luiz Inácio. Acho que ele fez de propósito, compartilhou no "face book "- a “praça” em que os amigos, espalhados pelo mundo se encontram, para tratarem de suas vidas, de suas reflexões - várias marchinhas de carnaval do passado, sempre presente

Aí, leitor, não deu outra, me lembrei do saudoso Chico Guimarães e sua esposa Toinha, a rainha do lar, a mãe prestimosa, sempre firme em suas considerações.

O velho Chico, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Itaporanga, era um velho não muito letrado, mas com uma sabedoria indiscutível. Tem muito “doutor” espalhado pela vida, que só tem verniz. Conhece as letras, mas não sabem interpretar a vida.

O que O CHICO dizia tinha a força da verdade e da experiência. Lembro-me muito bem que em cada época comemorativa social ele musicava a sua existência. Natal, aquelas velhas e belas canções de natalinas. Em junho o seu velho repertório de músicas dos sanfoneiros tradicionais, e alguns já partiram para o outro plano de vida: Luiz Gonzaga, Marinês, os Três do Nordeste, O Trio nordestino, Pinto do acordeom... E por aí vai. E eu sempre por perto, para apreciar aquelas belas músicas, que o tempo escanteiou. Ou melhor, que as gerações não souberam preservar para os filhos do futuro e na falta de música de qualidade, surgem essas que dizem “música”.

Lembro-me, com alegria, que a sua velha “radiola” amplificada, e era coisa chique àquela época, quase quebrava, quando seu , filho DAMIÃO GUIMARÃES, passou no vestibular:

“Papai, mamãe, que alegria nem é bom falar. Qua, qua, qua, qua, qua, passei no vestibular”

Eu, adolescente, sempre me aproximava da sua velha varanda. Alias, quando descia a Rua Pedro Américo para ir à escola, eu sempre passava à frente de sua casa e ele estava lá, sentado na sua histórica cadeira de balanço branca. Muito bate papo, muitos conselhos, muitos puxões de orelhas.

- Demazinho, tua ainda está estudando aquelas coisas de “esprito"?

- É preciso Chico.

- “ome” deixa disso. Vai “caçar pro bucho”.

Que saudades do Velho Chico, que hoje é espírito e da nossa querida Toinha, que deve ter dado aquele abraço gostoso, no pensador do Sertão.
O reencontro é certo.

PENSE NISSO!, MAS PENSE AGORA MESMO.

www.pensenisso.itaporanga.net






7025

Plataforma de petróleo se inclina na Bacia de Campos, Norte do RJ
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 28/02/2014
Enviar e-mail para %s

Plataforma de petróleo se inclina na Bacia de Campos, Norte do RJ
Incidente ocorreu de madrugada; maioria dos tripulantes saiu da plataforma.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/no ... e-campos-norte-do-rj.html


Petrobras disse que plataforma já estava estabilizada às 7h45.
Do G1 Rio



27 comentários

Uma plataforma de petróleo que presta serviço para a Petrobras se inclinou na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, por volta de 1h desta sexta-feira (28). Como mostrou o Bom Dia Brasil, a maioria dos tripulantes conseguiu abandonar a embarcação, de modelo SS-53. Ninguém ficou ferido.
Perto das 7h45, a companhia disse que a plataforma não corria risco de afundar, e que os procedimentos de segurança já estavam sendo realizados. A petroleira reforçou a informação de que a plataforma não é sua, mas de uma empresa prestadora de serviços.
A plataforma atuava na perfuração do solo e pertence a empresa multinacional Noble.

Segundo informações de funcionários que não quiseram se identificar, mais de 100 tripulantes estavam trabalhando na petroleira, e a maioria conseguiu desembarcar com a ajuda de navios rebocadores.






7024

CPI DA PETROBRAS SERÁ APROVADA "APÓS O CARNAVAL"
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 28/02/2014
Enviar e-mail para %s

CPI DA PETROBRAS SERÁ APROVADA "APÓS O CARNAVAL"

http://www.brasil247.com/pt/247/bahia ... -ap%C3%B3s-o-Carnaval.htm
:
Quem garante é Lúcio Vieira Lima, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados; "Essa votação está na fila, até porque as denúncias são muitas"; além da fatídica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, nova denúncia de irregularidade aguçou vontade dos oposicionistas de instalar a CPI; segundo denúncia do jornal O Estado de São Paulo, a holandesa SBM Offshore, que fornece navios-plataforma para a Petrobras, teria pago US$ 139,2 milhões a funcionários e intermediários para fechar negócio com a estatal
27 DE FEVEREIRO DE 2014 ÀS 14:39

Bahia 247 - O PMDB volta a articular na Câmara dos Deputados para conseguir instalar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na Petrobras na gestão do petista José Sérgio Gabrielli, que deixou presidência da estatal no final de 2011 e atualmente é secretário do Planejamento da Bahia.

E há 'boas' notícias para os que torcem pela CPI. Segundo o vice-líder do PMDB na Casa, Lúcio Vieira Lima, "após o Carnaval, com certeza, será aprovada" a criação da comissão. "Essa votação está na fila, até porque as denúncias são muitas", diz o baiano.

Os peemedebistas contam com apoio dos partidos de oposição para instalação da CPI e o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy, também da Bahia, comemorou adesão de oito legendas para aprovar requerimento de comissão que deve ir à Holanda. Tucano, no entanto, lamentou "obstrução do PT na votação de quarta-feira e de ontem.

Além da fatídica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, que teria dado prejuízo de mais de R$ 1 bilhão à Petrobras, nova denúncia de irregularidade aguçou vontade dos oposicionistas de instalar a CPI. Segundo denúncia do jornal O Estado de São Paulo, a holandesa SBM Offshore, que fornece navios-plataforma para a Petrobras, teria pago US$ 139,2 milhões a funcionários e intermediários para fechar negócio com a estatal.

Acusação partiu de um ex-funcionário, que deu declarações ao Ministério Público da Holanda.

COMENTÁRIOS

6 comentários em "CPI da Petrobras será aprovada "após o Carnaval""

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PEDRO SEVERINO DE SOUSA 28.02.2014 às 08:04
OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE... Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porém, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterá... O Brasil entre os três maiores emissor de CO2 do mundo. Apesar do uso de alta tecnologia de ponta na exploração do pré-sal... Mesmo assim, é inevitável, vazamentos de óleos... Como aconteceu no ano/2010, no Golfo do México, em exploração de petróleo no mar do Caribe... Que trouxe perdas irreparáveis para todo ecossistema, ou seja, fauna e flora do mar do Caribe... Sendo assim, a exploração do pré-sal aqui no Brasil, será inevitável o vazamento de óleo para o nosso oceano atlântico...

Trazendo prejuízos irreparáveis para a fauna e a flora do litoral do sudeste e sul brasileiro... Além de provável perda do “Custo-Beneficio”... De investimento na exploração do pré-sal...Que gira em torno de 600 bilhões de Reais...Dentro de 4(quatro) décadas próximas(2010 à 2050)...Isto possivelmente ocorrerá devido da provável exploração do pré-sal por outros países tido como continentais, como Estados unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Então, como a super-exploração do pré-sal, em “Escala Mundial”...logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo, em escala Mundial. Agora, entretanto, ao meu vê, “Se”, realmente, os movimentos magmáticos do interior da terra, decorrente do aumento( El Niño ) e/ou diminuição(La Niña) da intensidade do calor oriundo do seu magma...Aonde ocasiona as colisões das placas tectônicas, terremotos, maremotos, tsunamis, atividades vulcânicas submersas nos mares/oceanos e as atividades vulcânicas continentais...Logicamente, com a exploração do pré-sal...Virá gradualmente, através dos anos e décadas...Diminuir substancialmente, o calor das águas do oceano atlântico, desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Pois, o petróleo bruto, existente nesta área do pré-sal...Serve de combustão na intrínseca interação do calor oriundo do magma do interior da terra...Que vem conseqüentemente, aquecer...As águas do oceano atlântico, repito desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Que por conseqüência, vem aumentar a umidade do litoral do sudeste brasileiro...Que com decorrer disto, entre a primavera(setembro) e o verão(março)...Vem aumentar, substancialmente, a “Convergência de Umidade intertropical do Atlântico Sul”...Formando muitas chuvas no sudeste e centro-oeste, nesta estações mencionadas anteriormente, ou seja, primavera e verão... Um exemplo de tudo isto...

É o que vem ocorrendo ultimamente(novembro/dezembro/2010...E agora Janeiro/2011...Que vem chovendo muito...Como por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília... Obviamente, com a exploração do pré-sal nas próximas quatro décadas pelo o Brasil...E certamente, por outros países tido como continentais, como Estados Unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Com exploração do pré-sal em “Escala Mundial”... Além de logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo...Tornando inviável “Economicamente”... E na questão “Meio Ambiental”...A exploração do pré-sal... Em longo prazo... Certamente, partido desses pressupostos abordados anteriormente, vem prognosticar que nas próximas décadas (2010 à 2050)...Vai haver gradualmente, diminuição da evaporação do atlântico sul...Que conseqüentemente, irá diminuir os “Índices de Chuvas”...Das estações chuvosas das regiões sul, sudeste e centro-oeste até mesmo na região norte do Brasil... Já concernente a região Nordeste... Acentuar-se-á o ciclo de semi-áridez desta região...

Então pelo visto, nas futuras décadas, como por exemplo, em ano de La Niña...Na Região Sul...Especificamente, no Rio Grande do Sul...Na sua estação chuvosa, de Setembro à Março...Vai ocorrer índice de chuva, bem abaixo da média...Brasília, Capital Federal, por exemplo, entre Agosto, Setembro e Outubro... Que neste período, citado anteriormente, já sofre com índices baixos de umidade relativa do ar, que é em média de somente 18% ...Que certamente, com a exploração do pré-sal...Nas próximas décadas...A umidade relativa de Brasília... Cairá a índices insuportáveis... Em compensação dentro do contexto mundial... Como a exploração do pré-sal, como por exemplo, no Golfo do México... A médio e longo prazo... Certamente, os furacões, ciclones, tornados, entre outros fenômenos naturais, diminuirão suas intensidades... Decorrente do esfriamento das águas do atlântico norte... No Golfo do México e no Mar do Caribe... Entretanto, em longo prazo... Com a exploração exaustiva do pré-sal em todos os mares e oceanos da hidrosfera terrestre... Todos as áreas(jazidas) do pré-sal ficarão vazias(em forma de cavernas)...Susceptíveis a intensos abalos sísmicos...Que trarão maremotos e tsunamis...Para essas “Áreas”...Aonde foram explorado o pré-sal...No caso do Brasil...Desde do litoral de Espírito Santo até Santa Catarina...Isto decorre devido, a pressão das águas do oceano atlântico...Em cima da camada do pré-sal(sem o suporte do petróleo extraído)...Tenderá a camada do pré-sal...Se acomodar...E por via de conseqüência...Vem os maremotos, tsunamis... Em suma, pelo visto, a exploração do pré-sal...tanto a nível nacional e internacional...É um contrato de risco...Geo-Politico-Ambiental...

DO ESCRITOR PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB), 12 DE JANEIRO DE 2011

FONTE BLOG TERRA PLANETA ÁGUA
( http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... tos-da-exploracao-do.html )






7023

CPI DA PETROBRAS SERÁ APROVADA "APÓS O CARNAVAL"
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 28/02/2014
Enviar e-mail para %s

CPI DA PETROBRAS SERÁ APROVADA "APÓS O CARNAVAL"

http://www.brasil247.com/pt/247/bahia ... -ap%C3%B3s-o-Carnaval.htm
:
Quem garante é Lúcio Vieira Lima, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados; "Essa votação está na fila, até porque as denúncias são muitas"; além da fatídica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, nova denúncia de irregularidade aguçou vontade dos oposicionistas de instalar a CPI; segundo denúncia do jornal O Estado de São Paulo, a holandesa SBM Offshore, que fornece navios-plataforma para a Petrobras, teria pago US$ 139,2 milhões a funcionários e intermediários para fechar negócio com a estatal
27 DE FEVEREIRO DE 2014 ÀS 14:39

Bahia 247 - O PMDB volta a articular na Câmara dos Deputados para conseguir instalar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na Petrobras na gestão do petista José Sérgio Gabrielli, que deixou presidência da estatal no final de 2011 e atualmente é secretário do Planejamento da Bahia.

E há 'boas' notícias para os que torcem pela CPI. Segundo o vice-líder do PMDB na Casa, Lúcio Vieira Lima, "após o Carnaval, com certeza, será aprovada" a criação da comissão. "Essa votação está na fila, até porque as denúncias são muitas", diz o baiano.

Os peemedebistas contam com apoio dos partidos de oposição para instalação da CPI e o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy, também da Bahia, comemorou adesão de oito legendas para aprovar requerimento de comissão que deve ir à Holanda. Tucano, no entanto, lamentou "obstrução do PT na votação de quarta-feira e de ontem.

Além da fatídica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, que teria dado prejuízo de mais de R$ 1 bilhão à Petrobras, nova denúncia de irregularidade aguçou vontade dos oposicionistas de instalar a CPI. Segundo denúncia do jornal O Estado de São Paulo, a holandesa SBM Offshore, que fornece navios-plataforma para a Petrobras, teria pago US$ 139,2 milhões a funcionários e intermediários para fechar negócio com a estatal.

Acusação partiu de um ex-funcionário, que deu declarações ao Ministério Público da Holanda.

COMENTÁRIOS

6 comentários em "CPI da Petrobras será aprovada "após o Carnaval""

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PEDRO SEVERINO DE SOUSA 28.02.2014 às 08:04
OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE... Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porém, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterá... O Brasil entre os três maiores emissor de CO2 do mundo. Apesar do uso de alta tecnologia de ponta na exploração do pré-sal... Mesmo assim, é inevitável, vazamentos de óleos... Como aconteceu no ano/2010, no Golfo do México, em exploração de petróleo no mar do Caribe... Que trouxe perdas irreparáveis para todo ecossistema, ou seja, fauna e flora do mar do Caribe... Sendo assim, a exploração do pré-sal aqui no Brasil, será inevitável o vazamento de óleo para o nosso oceano atlântico...

Trazendo prejuízos irreparáveis para a fauna e a flora do litoral do sudeste e sul brasileiro... Além de provável perda do “Custo-Beneficio”... De investimento na exploração do pré-sal...Que gira em torno de 600 bilhões de Reais...Dentro de 4(quatro) décadas próximas(2010 à 2050)...Isto possivelmente ocorrerá devido da provável exploração do pré-sal por outros países tido como continentais, como Estados unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Então, como a super-exploração do pré-sal, em “Escala Mundial”...logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo, em escala Mundial. Agora, entretanto, ao meu vê, “Se”, realmente, os movimentos magmáticos do interior da terra, decorrente do aumento( El Niño ) e/ou diminuição(La Niña) da intensidade do calor oriundo do seu magma...Aonde ocasiona as colisões das placas tectônicas, terremotos, maremotos, tsunamis, atividades vulcânicas submersas nos mares/oceanos e as atividades vulcânicas continentais...Logicamente, com a exploração do pré-sal...Virá gradualmente, através dos anos e décadas...Diminuir substancialmente, o calor das águas do oceano atlântico, desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Pois, o petróleo bruto, existente nesta área do pré-sal...Serve de combustão na intrínseca interação do calor oriundo do magma do interior da terra...Que vem conseqüentemente, aquecer...As águas do oceano atlântico, repito desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Que por conseqüência, vem aumentar a umidade do litoral do sudeste brasileiro...Que com decorrer disto, entre a primavera(setembro) e o verão(março)...Vem aumentar, substancialmente, a “Convergência de Umidade intertropical do Atlântico Sul”...Formando muitas chuvas no sudeste e centro-oeste, nesta estações mencionadas anteriormente, ou seja, primavera e verão... Um exemplo de tudo isto...

É o que vem ocorrendo ultimamente(novembro/dezembro/2010...E agora Janeiro/2011...Que vem chovendo muito...Como por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília... Obviamente, com a exploração do pré-sal nas próximas quatro décadas pelo o Brasil...E certamente, por outros países tido como continentais, como Estados Unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Com exploração do pré-sal em “Escala Mundial”... Além de logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo...Tornando inviável “Economicamente”... E na questão “Meio Ambiental”...A exploração do pré-sal... Em longo prazo... Certamente, partido desses pressupostos abordados anteriormente, vem prognosticar que nas próximas décadas (2010 à 2050)...Vai haver gradualmente, diminuição da evaporação do atlântico sul...Que conseqüentemente, irá diminuir os “Índices de Chuvas”...Das estações chuvosas das regiões sul, sudeste e centro-oeste até mesmo na região norte do Brasil... Já concernente a região Nordeste... Acentuar-se-á o ciclo de semi-áridez desta região...

Então pelo visto, nas futuras décadas, como por exemplo, em ano de La Niña...Na Região Sul...Especificamente, no Rio Grande do Sul...Na sua estação chuvosa, de Setembro à Março...Vai ocorrer índice de chuva, bem abaixo da média...Brasília, Capital Federal, por exemplo, entre Agosto, Setembro e Outubro... Que neste período, citado anteriormente, já sofre com índices baixos de umidade relativa do ar, que é em média de somente 18% ...Que certamente, com a exploração do pré-sal...Nas próximas décadas...A umidade relativa de Brasília... Cairá a índices insuportáveis... Em compensação dentro do contexto mundial... Como a exploração do pré-sal, como por exemplo, no Golfo do México... A médio e longo prazo... Certamente, os furacões, ciclones, tornados, entre outros fenômenos naturais, diminuirão suas intensidades... Decorrente do esfriamento das águas do atlântico norte... No Golfo do México e no Mar do Caribe... Entretanto, em longo prazo... Com a exploração exaustiva do pré-sal em todos os mares e oceanos da hidrosfera terrestre... Todos as áreas(jazidas) do pré-sal ficarão vazias(em forma de cavernas)...Susceptíveis a intensos abalos sísmicos...Que trarão maremotos e tsunamis...Para essas “Áreas”...Aonde foram explorado o pré-sal...No caso do Brasil...Desde do litoral de Espírito Santo até Santa Catarina...Isto decorre devido, a pressão das águas do oceano atlântico...Em cima da camada do pré-sal(sem o suporte do petróleo extraído)...Tenderá a camada do pré-sal...Se acomodar...E por via de conseqüência...Vem os maremotos, tsunamis... Em suma, pelo visto, a exploração do pré-sal...tanto a nível nacional e internacional...É um contrato de risco...Geo-Politico-Ambiental...

DO ESCRITOR PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB), 12 DE JANEIRO DE 2011

FONTE BLOG TERRA PLANETA ÁGUA
( http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... tos-da-exploracao-do.html )






7022

BRINCANDO DE RELEMBRAR
Por PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO  em 28/02/2014
Enviar e-mail para %s

BRINCANDO DE RELEMBRAR.
( João Deon Fonseca)

Hoje é 20 de Junho de 1964, depois que nos mudamos para João Pessoa, onde moramos na Rua Afonso Campos, 153 – Centro, essa é a primeira vez que vou a Itaporanga passar as férias de Junho na casa das minhas tias: Bila e Maroquinha. São 04 horas da madrugada, o ônibus da IPALMA vai sair com destino a Conceição precisamente às 4,30, a minha poltrona é a 25 e vou viajar ao lado de Cecílio Vieira Fonseca Ramalho que vai até a cidade de Conceição bem depois de Itaporanga.

A parada do ônibus é bem em frente ao quartel de polícia na Praça Pedro Américo, um aglomerado de pessoas, a maioria estudante, se encontra no local esperando a partida, entre essas pessoas posso ver: João Araújo, Sizenando Mendes, Ricardo Loureiro de Piancó, Manoel Boi também de Piancó, Geraldo Procópio de Olho d’Água, o Moco de Conceição, Nenivaldo de Ibiara, Janduy Penosa de Caiana, Plínio Ramalho de Bonito entre os mais de 45 passageiros que embarcarão no “BUSÃO” (que naquele tempo era mais conhecido como “SÔPA”) e que o fizeram superlotar o transporte. A partir da saída do ônibus tudo é diversão e tudo é piada: enquanto João Araújo tenta tirar um cochilo, Janduy Penosa, juntamente com o Moco, colocam um mosquito no braço do pequeno João e em pouco tempo ouve-se o grito de dor e as lamúrias do mesmo dizendo que quando voltar das férias vai cortar a bolsa de estudos de todos, bolsa essa que o Deputado Teotônio dá, cujo encarregado é ele, João.

Daqui a pouco Cecílio com um violão afinadíssimo solta a voz privilegiada que Deus lhe deu e lá atrás Ricardo Loureiro abre um garrafa de cana e juntamente com Mané Boi começam a tomar as primeiras do dia. O tempo passa, já são 8:00 horas, o ônibus começa a entrar na Cidade de Campina Grande e se dirige a antiga rodoviária e ali entram mais uns 15 passageiros entre eles estão: Vandui Cabral e Valdeck Cabral que vieram de Bananeiras pegar o ônibus em Campina, também entra ali Antonio Arivan, Antonio Diniz, Aderbal Pinto, Emerson Diniz e a algazarra aumenta, aumentando também a vontade de chegar a Itaporanga.
Daí em diante a estrada é totalmente de terra, trepidação, buraco e poeira serão também companheiros de viagem e lá por volta de 11:30 horas a “SÔPA” chega a Juazeirinho e em frente a “Churrascaria Dantas” faz sua parada para o almoço e naquele ambiente tumultuado todos almoçam, sendo que boa parte dos estudantes dão o famoso “seixo”e por azar, o dono da churrascaria decora a cara de Tota Ferreira que estava também dentro do ônibus, não porque ele havia saído sem pagar, mas por que o mesmo estava com uma camisa “balon” vermelha. “Puta qui pariu” que azar!

Ali em Juazeirinho o ônibus ganhou mais um passageiro, Seu Tazin, com um monte de saco cheio de ferro velho e outras cozitas mais, mas que de uma certa forma tinha um mau cheiro insuportável.

O ônibus partiu daquela parada às 12:30 horas e a bagunça aumentou quando perceberam que Seu Tazin estava roncando e soltando peito. Lá de trás ouviu-se a voz de Aderbal que dizia:”São Lunguin, São Lunguin! Quem terá dado esse peido fedorento?” E a macacada respondia em couro: “Foi seu Tazin”.
Já decorria às 17:00 horas quando o ônibus chegou à Patos e bem na frente do Hotel de Sabido o mesmo parou e já se ouviu o grito de Baia filha de Sabido que dizia: “O fresco que vier nas cadeiras 18, 19 e 20, pode ir tirando o “cuzinho” do assento que foram vendidas aqui em Patos”.
Outro azar de Tota, só que desta vez também Antonio Diniz e Vandui Cabral também entraram, pois as referidas cadeiras eram eles quem ocupavam e diz só quem deveriam ocupar as mesmas?: Antonio Bandeira, Bergman Moura e Antonio de Izidro. Só que quem mora no lixo não pode perder prá bascui e assim começou a confusão e quem estava sentado continuou sentado e a confusão virou-se por cima de “Baia.”

Passada a discussão o ônibus partiu e aí já era 18:00. O mais importante é que durante todo percurso não desceu ninguém, só fazia subir e cada vez mais a cachorrada aumentava e a zorra era literalmente total.

20:00 horas a SÔPA chega a Piancó e ali só desce Ricardo Loureiro e Mané Boi, portanto a lotação continua até Itaporanga.
21:30 horas o ônibus entra em Itaporanga após 17 longas horas de cachorrada e uma viagem muito gostosa e o motorista que era João Môco começa a Buzinar lá do recanto de “Seu Miza Paulo” até chegar na Agencia de “Seu Fela”(Zé Nunes) e ao ouvir as primeiras buzinadas a macacada que já havia chegado em dias anteriores corre, para ver quem chegou. O passeio se acabou e toda estudantada estava esperando os que acabara de chegar, entre os recepcionistas destacavam: Nilvando Gabriel, Benedito Bacurau, Mauri de Maura, Janduy Pebinha, Antonio Nunes, Calaca, Suruca, Beto de Zé Barros, Antonio Fonseca, Agostinho Fonseca, Solange Fonseca, Valdemi Cabral, entre outros e se o “PASSEIO” acabara daqui a pouco ia começar o “ASSUSTADO” da ACREI que ficava no Primeiro Andar de “Seu Zé Figueredo.”

Malas na casa de minhas tias e do jeito que estava entrava no Bar de Zé Juca, depois no Bar de Ernesto, tomava uma e subia para dançar na ACREI. Terminado o assustado por volta das 23:30, depois de deixar a namorada em casa, eu subia pela Av. Getúlio Vargas e entrava no Restaurante de Nezinho Gabriel que cordialmente me cumprimentava e dizia: “Esse aí é irresponsável só quando tá de férias, mas com certeza está bem nos estudos.” E acrescentava:”Esse é filho de Dazinha...” não sei o que queria dizer, mas aquilo me deixava feliz. Depois de perguntar pelos estudos, perguntava quando cheguei e em seguida ia no fogão, destampava o caldeirão e me dava um prato de sopa. Estou aqui relembrando e as lágrimas rolando pelo rosto, lembrando-me daquele homem tão bom que foi Nezinho Gabriel.

Deixem-me chorar, eu quero chorar nessa relembrança, porque igual a Nezinho poderia citar: Walter Inácio, Firmino Leite, Edilázio Felinto, Manoel Moreira, Isaias Cordeiro, Sargento Saturnino, Severino Clementino, Seu Felinto, Zé Carneiro, Manoel Carnaíba, Seu Omar Mangueira, Seu Otacílio Mangueira, Belmiro Pinto, Sebastião Rodrigues, Tio Zú, Antonio Augusto, Zé Arrais, Joca, Antonio de Augustinho, Irineu Rodrigues, Lourival Rodrigues, Luizito Leite e os que ainda estão conosco como essa PILASTRA DE MORAL chamada Agápio Sertão e essa MURALHA DE PROBIDADE Diassis Leite, Cesar Nitão e Cesar Conserva.
Eu quero hoje chorar bem muito, chorar para relembrar como bonito era nosso Carnaval sob a batuta do Maestro Dedé da Orquestra de Uiraúna com Zé Calixto fazendo pirulas à frente e com quatro bailes que enfeitiçavam todo o Vale do Piancó em noites lindas do meu sertão. O Carnaval que durante o dia era abrilhantado pelos blocos formado por estudantes como: “A turma do Inferno”; “Os Dez Ajustados” do qual eu fazia parte com: Calaca, Bitó, Suruca, Beline, Beto, Mestre Willians, Agostinho, Luis Cordeiro e Otaviano Mangueira; Os Aparecidos; Os Dez Florados; Bloco do Independente e os Malandros do Morro de Antonio de Sabido.
Eu vou continuar chorando para lembrar que todas as casas de família de Itaporanga recebiam todos esses blocos com uma farta mesa de salgados e bebidas e havia um congraçamento de todos os setores da sociedade e não vou ser repetitivo nomeando nomes, mas não poderia deixar de citar a casa de Caçula Pinto e Levino Rodrigues que nos recebia com muita hospitalidade.

Eu quero chorar e ao mesmo tempo relembrar que o último baile de carnaval era marcado pelo rompimento da madrugada e todos brincavam quarta-feira de cinzas a dentro e tudo terminava às 8:00 horas em frente a Padaria do não menos querido e saudoso Seu Pedrinho, depois Ranulfo Pereira e ali íamos repor as energias com um pãozinho quente que muitas vezes levei para tomar sopa na casa de Dona Iraci e depois íamos dormir tranquilos e sem quaisquer sinais de violências ou coisa parecida.

CADÊ A NOSSA ITAPORANGA, CADÊ O NOSSO SÃO PEDRO, CADÊ O NOSSO CARNAVEL, QUE RUFEM OS TAMBORES DAS NOSSAS AUTORIDADES E RESGATEM A HISTÓRIA DE NOSSA TERRA, POIS NÓS, JOVENS DOS ANOS SESSENTA, QUEREMOS VER NOSSA TERRA COM A SUA HISTÓRIA CONTADA PARA AS ATUAIS GERAÇÕES.
NÃO É MESMO: NILVANDO, ANTONIO ALVINO, SALES PEREIRA, AUDECÍ LOUREIRO, LUÍS COSTA, PAULO CORDEIRO, CAUBY PITA, JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO NETO, CLAUDIO CORDEIRO, CAETANO, DAMIÃO BARREIRO, DAMIÃO CAETANO, JOSÉ ALVES NITÃO, JOSÉ ALVES SOBRINHO, IVANILDO NITÃO, MIGUEL ALVES, ANTONIO CONSERVA, ALBERTO DE ANANIAS,NÉLIO NUNES, ALBELÚZIO NUNES, WELLS RODRIGUES, DUDA FELINTO, DAEL FELINTO.

DEIXEM-ME CHORAR EU SINTO SAUDADES DE TODOS VOCÊS.
•
•
Amaro Gonzaga Pinto Filho Maravilha!
•
Maria Das Graças Graça É isso mesmo difíicil vê uma juventude alegre como outrora ,merece chorar
•
Reynollds Augusto Beleza. Vai para o Itaporanga ontem e hoje

Antonio Lima Oh Joao Dehon Fonseca, você narrou de forma espetacular uma viagem que cada um de nós deve ter feito parecida. Mudaria talvez o grupo de passageiros mas os episódios eram os mesmos. Obrigado por se lembrar do seu amigo aqui. Grande abraço!
•
Nilvando Ferraz João Joao Dehon Fonseca, sua viagem me fez lembrar de nossos bons momentos do encontro na rodoviária até a chegada em Itaporanga. Vc narrou com uma extraordinária precisão de detalhes que tbm me fez lacrimejar. Parabéns amigão q Deus te conserve sempre com essa inteligência. Abraços.






7021

PETROBRAS QUER CHEGAR À MARCA DE 4 BI DE BARRIS/DIA ENTRE 2020 E 2030
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 27/02/2014
Enviar e-mail para %s

PETROBRAS QUER CHEGAR À MARCA DE 4 BI DE BARRIS/DIA ENTRE 2020 E 2030

http://www.brasil247.com/pt/247/video ... dia-entre-2020-e-2030.htm

Publicado em 26/02/2014

Na manhã desta quarta-feira, em uma reunião da diretoria, a presidenta da companhia Graça Foster apresentou oficialmente os resultados da estatal

COMENTÁRIOS

1 comentários em "Petrobras quer chegar à marca de 4 bi de barris/dia entre 2020 e 2030"

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PEDROSEVERINODESOUSA 27.02.2014 às 13:06

OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE...


Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porém, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterá... O Brasil entre os três maiores emissor de CO2 do mundo.

Apesar do uso de alta tecnologia de ponta na exploração do pré-sal... Mesmo assim, é inevitável, vazamentos de óleos... Como aconteceu no ano/2010, no Golfo do México, em exploração de petróleo no mar do Caribe... Que trouxe perdas irreparáveis para todo ecossistema, ou seja, fauna e flora do mar do Caribe... Sendo assim, a exploração do pré-sal aqui no Brasil, será inevitável o vazamento de óleo para o nosso oceano atlântico... Trazendo prejuízos irreparáveis para a fauna e a flora do litoral do sudeste e sul brasileiro... Além de provável perda do “Custo-Beneficio”... De investimento na exploração do pré-sal...Que gira em torno de 600 bilhões de Reais...Dentro de 4(quatro) décadas próximas(2010 à 2050)...Isto possivelmente ocorrerá devido da provável exploração do pré-sal por outros países tido como continentais, como Estados unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Então, como a super-exploração do pré-sal, em “Escala Mundial”...logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo, em escala Mundial.

Agora, entretanto, ao meu vê, “Se”, realmente, os movimentos magmáticos do interior da terra, decorrente do aumento( El Niño ) e/ou diminuição(La Niña) da intensidade do calor oriundo do seu magma...Aonde ocasiona as colisões das placas tectônicas, terremotos, maremotos, tsunamis, atividades vulcânicas submersas nos mares/oceanos e as atividades vulcânicas continentais...Logicamente, com a exploração do pré-sal...Virá gradualmente, através dos anos e décadas...Diminuir substancialmente, o calor das águas do oceano atlântico, desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Pois, o petróleo bruto, existente nesta área do pré-sal...Serve de combustão na intrínseca interação do calor oriundo do magma do interior da terra...Que vem conseqüentemente, aquecer...As águas do oceano atlântico, repito desde Espírito Santo até Santa Catarina (área do pré-sal)...Que por conseqüência, vem aumentar a umidade do litoral do sudeste brasileiro...Que com decorrer disto, entre a primavera(setembro) e o verão(março)...Vem aumentar, substancialmente, a “Convergência de Umidade intertropical do Atlântico Sul”...Formando muitas chuvas no sudeste e centro-oeste, nesta estações mencionadas anteriormente, ou seja, primavera e verão... Um exemplo de tudo isto...É o que vem ocorrendo ultimamente(novembro/dezembro/2010...E agora Janeiro/2011...Que vem chovendo muito...Como por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília...

Obviamente, com a exploração do pré-sal nas próximas quatro décadas pelo o Brasil...E certamente, por outros países tido como continentais, como Estados Unidos da America(EUA), Canadá, China, Índia, Austrália, entre outros...Que certamente, dento de suas milhas marítimas, possuem também, suas área de pré-sal...Com exploração do pré-sal em “Escala Mundial”... Além de logicamente, cairá o preço do “Barril de Petróleo”...No mercado da OPEP(operadora de produção de petróleo)...Que por via de conseqüência, diminuirá o valor do barril de petróleo...Tornando inviável “Economicamente”... E na questão “Meio Ambiental”...A exploração do pré-sal... Em longo prazo...

Certamente, partido desses pressupostos abordados anteriormente, vem prognosticar que nas próximas décadas (2010 à 2050)...Vai haver gradualmente, diminuição da evaporação do atlântico sul...Que conseqüentemente, irá diminuir os “Índices de Chuvas”...Das estações chuvosas das regiões sul, sudeste e centro-oeste até mesmo na região norte do Brasil... Já concernente a região Nordeste... Acentuar-se-á o ciclo de semi-áridez desta região...

Então pelo visto, nas futuras décadas, como por exemplo, em ano de La Niña...Na Região Sul...Especificamente, no Rio Grande do Sul...Na sua estação chuvosa, de Setembro à Março...Vai ocorrer índice de chuva, bem abaixo da média...Brasília, Capital Federal, por exemplo, entre Agosto, Setembro e Outubro... Que neste período, citado anteriormente, já sofre com índices baixos de umidade relativa do ar, que é em média de somente 18% ...Que certamente, com a exploração do pré-sal...Nas próximas décadas...A umidade relativa de Brasília... Cairá a índices insuportáveis...

Em compensação dentro do contexto mundial... Como a exploração do pré-sal, como por exemplo, no Golfo do México... A médio e longo prazo... Certamente, os furacões, ciclones, tornados, entre outros fenômenos naturais, diminuirão suas intensidades... Decorrente do esfriamento das águas do atlântico norte... No Golfo do México e no Mar do Caribe...

Entretanto, em longo prazo... Com a exploração exaustiva do pré-sal em todos os mares e oceanos da hidrosfera terrestre... Todos as áreas(jazidas) do pré-sal ficarão vazias(em forma de cavernas)...Susceptíveis a intensos abalos sísmicos...Que trarão maremotos e tsunamis...Para essas “Áreas”...Aonde foram explorado o pré-sal...No caso do Brasil...Desde do litoral de Espírito Santo até Santa Catarina...Isto decorre devido, a pressão das águas do oceano atlântico...Em cima da camada do pré-sal(sem o suporte do petróleo extraído)...Tenderá a camada do pré-sal...Se acomodar...E por via de conseqüência...Vem os maremotos, tsunamis...

Em suma, pelo visto, a exploração do pré-sal...tanto a nível nacional e internacional...É um contrato de risco...Geo-Politico-Ambiental...

DO ESCRITOR PEDRO SEVERINO DE SOUSA

JOÃO PESSOA(PB), 12 DE JANEIRO DE 2011
FONTE: TERRA PLANETA ÁGUA (http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... tos-da-exploracao-do.html )






7020

E Se Não Existisse a Reencarnação
Por PENSE NISSO!  em 27/02/2014
Enviar e-mail para %s

E Se Não Existisse a Reencarnação?
(Reynollds Augusto)


A vida não teria explicação lógica, meu irmão.

Eu não sei como alguém pode duvidar de um fenômeno tão lógico, estudado há milênios pelos povos e pelas diversas culturas. A reencarnação é lei natural, sendo mecanismo da causa, ou de Deus, para o reajustamento dos seus filhos. É “pena” do Direito de Deus. Faz parte da jurisdição divina, que preexiste a tudo e também sobrevive, pois o mundo das formas é temporal e está passando. O termo “pena” é usado por falta de linguagem. Mas é mecanismo de aplicação da causa e efeito:

“Não sairás daí (da Terra), enquanto não pagares o último ceitil (Jesus). Por isso cuidado com o que você pensa e faz. É bom qualificá-los, pois eles vão repercutir na sua vida pessoal. Na nossa vida pessoal e da reação ninguém foge, pois as leis de Deus estão escritas na consciência de cada criatura. Não há como haver contraditório, pois ninguém consegue fugir de si mesmo e esse processo ninguém falseia. É fato.
Eu me lembrei do meu amigo ERNANI DINIZ, que possui uma sabedoria de poucos:
- Rey, quando eu desencarnar , que chegar ao mundo espiritual, eu não vou nem discutir, que é bobagem. Vou logo perguntar, me diz qual é o meu lugar. E vou...
A cada dia menos um dia de vida física. Estamos todos na contagem regressiva. Até o planeta Terra está passando. Tem alguns bilhões de anos, na nossa convenção e possivelmente, mais alguns, se o homem “primitivo” deixar. Foi por isso que Jesus, o nosso modelo e guia asseverou:

“Passarão a Terra e os Céus, mas minhas palavras não passarão”.

Isso é forte. A verdade sobre vive a tudo e sempre nos liberta. “Um dia” a ficha cai.

Mas se preocupe não, até lá dá para você arranjar um namorado ou namorada, sinceros. Caminhar com alguém perto, que nos ama e que amamos, deixa a vida menos grave. Já que o planeta é atrasado e a maioria de nós é orgulhosa ou egoísta e vive alimentando ilusões, nada melhor que ter um companheiro ou companheira de lado. Mas, cuidado com as suas escolhas.

Acima das considerações filosóficas e religiosas, hoje a reencarnação é estudada pelos homens de ciência e já existem centenas e centenas de casos catalogados. É só pesquisar.
“Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...” (Gozaguinha)

Somos eternos aprendizes e a vida e o tempo não pára. Não pára não. Não pára.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.
www.pensenisso.itaporanga.net






7019

NEM TODOS PROFETIZARÃO
Por PENSE NISSO!  em 26/02/2014
Enviar e-mail para %s

Nem Todos Profetizarão
(Reynollds Augusto)

Eu sempre achei insensata essa “coisa” da existência. Isso quando não conhecia a vida pelo prisma do Espiritismo, que nos conclama à fé racional, longe das ilusões. E olha que fui conhecê-lo por interesse e com um medo danado.

Nascer, crescer, reproduzir e morrer. É um “negócio” chato. Projetos, sonhos, emoções, família, filhos, ideais, amigos, tudo por água a baixo quando a “senhora distinta” chega.

Acho que ela é distinta, pois só nos leva no tempo de cada qual. É claro que temos um quantum de vida, de energia, programado pelo gestor, necessário ao nosso aperfeiçoamento, nessa fase, que chamamos de evolução e as igrejas tradicionais apelidam de salvação. É claro, também, que posso “consumir” essa energia antecipadamente e morrer antes do tempo. Isso acontece quando não respeito o corpo, que é o templo do espírito. Farras, bebidas alcoólicas, drogas, orgias, noites sem dormir, convidam a senhora distinta a nos visitar antes do programado e ela vem feliz. Mas, aí é por conta do nosso livre arbítrio e dessa forma o “aluno” terá que "repetir de ano" e pense noutra coisa chata!
Reencarnação nele.

É bom que se saiba que reencarnação não é punição. É uma nova oportunidade para acertar.

Mas o fato é que Deus, o Pai, a causa, sempre deixou uma porta aberta para o intercâmbio com os chamados “mortos”, que estão mais vivos do que muita gente que vive esbanjando saúde física. Nas escrituras ditas “sagradas”, Moisés, o responsável pela primeira revelação, o grande legislador hebreu, proibiu o “comércio com os mortos”. O povo, atrasado como sempre, usava a mediunidade para se dar bem. E era tão grave que os infratores eram condenados à morte ( Lev.20:27).

Tem gente que pensa que os espíritos sabem tudo e isso é uma bobagem, pois eles são as almas dos homens que viveram na Terra. Muitos sabem menos do que nós. Duvido que algum deles saiba fazer uma “gambiarra” perfeita como a minha? Feia, pois gambiarra tem que ser feia, senão acaba com a arte.

Mas, brincadeiras à parte. Essa ligação do mundo “concreto” com o mundo espiritual sempre existiu e sempre existirá. Tanto é assim que o próprio Moisés elogia Eldade e Meldade quando utilizavam essas forças vivas da vida com nobreza e chegou a afirmar: “Oxalá todo o Povo do Senhor profetizasse... (Num, 11:29).

Hoje damos um nome diferente ao fenômeno. Mediunidade, em vez de profecia; e médiuns, em vez de profetas. Mas são apenas nomes.

A mediunidade é um sentido a mais e você pode tê-la ou não tê-la. Se bem que, como dizia o meu amigo Ernani Diniz, o “nosso eterno chefe”: A vida é uma mediunização constante, pois estamos ligados ao corpo físico pelo perispírito, que é articulado pelo espírito. Pois é.

Eu não tenho mediunidade ostensiva, como muitos amigos meus. Só consigo perceber o exterior pelos cinco sentidos fundamentais e isso já é uma “vitória”. Tenho intuição. Às vezes sinto uma voz me aconselhando. Deve ser meu espírito protetor, ou como dizem os meus irmãos católicos, o “anjo da guarda”. Nomes, novamente. Mas intuição não vale, todo mundo a possui.

Não existe morte para o espírito. Ele é imortal atravessando o tempo rumo ao infinito à plenitude, ao aperfeiçoamento. Afinal, “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá” (Jesus). Quanto á morte do corpo físico ela está acontecendo nesse momento, para mim e para você, leitor.

É bom buscar o essencial, sem descurar do secundário, mas lhe dando o seu devido valor.

A senhora distinta, chega já, já. Para mim, para você; para os meus, para os seus. E sempre é uma surpresa.
Ainda bem!

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

www.pensenisso.itaporanga.net






7018

Moradores reclamam do descaso da Prefeitura de Itaporanga diante do despejo de esgoto, lixo e entulh
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA  em 26/02/2014
Enviar e-mail para %s

Moradores reclamam do descaso da Prefeitura de Itaporanga diante do despejo de esgoto, lixo e entulho dentro do Rio Piancó...

http://rpscom1.blogspot.com.br/2014/0 ... oradores-reclamam-de.html


Além de esgotos, agora, estão despejando lixo e entulho dentro do Rio Piancó
Único rio Federal no território do Estado da Paraíba, o Rio Piancó - que banha 20 municípios e abastece o maior reservatório do estado, a barragem Coremas/Mãe d'água - continua a agonizar lentamente devido a insensatez dos gestores públicos e falta de consciência da população do Vale do Piancó. Mesmo com as chuvas caídas recentemente, o que podemos ver no seu curso é uma calda preta de puro esgoto [domésticos e industriais] - o maior esgoto à céu aberto do estado.

Após vários contatos de moradores das comunidades Mãe Burrega, Rosarinho e Balduíno de Carvalho, na cidade de Itaporanga, fomos conferir in loco a situação degradante em que se encontra o rio. No caminho que liga o centro da cidade ao Conjunto Chagas Soares, antiga entrada de 'Misericórdia', o cenário é repugnante pois além do despejo de esgoto, agora, estão despejando lixo e entulho não mais em suas margens mas sim dentro do próprio rio. Segundo denúncia dos moradores, até caminhões que fazem a limpeza da cidade, contratados pela Prefeitura de Itaporanga, tem despejado lixo e entulho no local.



Antiga entrada de 'Misericórdia', esse caminho liga a cidade ao Conjunto Chagas Soares...

É lamentável registrar como não estamos dando o devido valor que o rio tanto merece e precisa. Pelo contrário, estão matando-o aos poucos. Ele está se transformando um verdadeiro depósito de lixo, onde tudo se coloca: animais mortos, lixo doméstico, lixo hospitalar e até mesmo entulho. Estão cometendo um crime ambiental hediondo. Que merece intervenção/apuração urgente do Ministério Público, uma atenção maior do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó - Piranhas/Açú, que compreende 147 municípios dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, responsável pelo gerenciamento de suas águas, por sua preservação e por mantê-lo vivo e da ONG S.O.S Rio Piancó.
Ou seja, o que deveria ser preservado para manutenção da qualidade da água, está sendo usado como depósito de lixo e entulho. Uma completa falta de consciência por parte de todos, porque além de maltratar o rio, maltrata-se a si mesmo, já que a água é utilizada para o consumo humano das cidades mais adiante, a exemplo, de Piancó e Coremas. Sem esquecer que todo esse lixo é levado para o açude/barragem Coremas/Mãe D'água - maior manancial do estado. Um dia morto o estrago será incalculável para toda a região cuja população sofrerá e se arrependerá de um dia ter feito tanto mal a uma maravilha da natureza, bem na porta de casa mas sem ter recebido o devido valor.




Fotos (Pedro José): Itaporanga despeja seus esgotos dentro do Rio Piancó, que abastece Piancó e Coremas...
Desde o desmatamento de suas margens, ao longo dos tempos, sua agonia tem se agravado ano após ano. É triste ver o Velho Piancó poluído, sem peixe, sem água, cheio esgoto, lixo e entulho. As pessoas não tem consciência quando fazem isso. Em pouco tempo esse córrego pode morrer. Vale ressaltar que, de acordo com a lei, mais precisamente a resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), não podem ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares, em áreas de "bota fora", em encostas, corpos d'água, lotes vagos e em áreas protegidas por lei tanto o lixo como o entulho produzido na cidade.

Além da lei,o Código Florestal protege as margens dos rios e Áreas de Proteção Permanente (APP). O Código Florestal diz que uma faixa de 30 metros nas margens dos rios deve ser preservada. Fica aí o alerta ao Ministério Público, ao CBH-Piancó-Piranhas/Açú e à ONG S.O.S Rio Piancó.
Postado por Ricardo Pereira às 02:47
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Itaporanga
Um comentário:

S.O.S RIO PIANCÓ disse...
Diante da situação apresentada pelo portal de noticias rpscom1.blogspot.com.br, a Entidade Ambientalista S.O.S RIO PIANCÓ, se compromete em procurar os órgãos ambientais responsáveis por este desmando ambiental que está acontecendo com o Rio Piancó no perímetro urbano do Município de Itaporanga-PB.






(1) 2 3 4 ... 352 »


Odontomedic

Canais

Mural

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Siga-nos

Siga-nos no Twitter

Itaporanga.net
1999-2009 Itaporanga.net
Todos os direitos reservados.
Contato: itaporanga@itaporanga.net

Participe de nossa comunidade no Orkut. Siga-nos no Twitter.